Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

sábado, 14 de março de 2015

China ~ Cidades Espartanas e Preços Variantes


A China é um país grande. Tentar perceber a China é também tentar perceber as suas diferenças internas, talvez antes de tentar perceber as diferenças entre si e o resto do Mundo (este processo, nesta ordem, raramente acontece).

Dentro da mesma cidade (como é o caso em Shenzhen, onde vivo), restaurantes da mesma cadeia podem apresentar preços diferentes em menus identicos em diferentes partes da cidade. O McDonald's é um conhecido exemplo disto, onde em certos districtos da cidade, um menu pode custar mais ou menos que em outras áreas.

Isto explica-se, geralmente, pela clientela que está associada a cada área especifica. É preciso perceber que, em cidades com mais de 10 milhões de habitantes como Shenzhen, cria-se uma dinamica económica local muito própria e especifica, que se molda directamente em consequencia da cidade, e não necessariamente aos parametros gerais do país (como normalmente acontece em países de média e pequena dimensão). Quase como se as cidades fossem o seu próprio país, embora obviamente não o sejam de facto.


Vivi bastante tempo na China antes de me dar conta desta particularidade dos preços no McDonald's (a situação acontece também em outros estabelecimentos, mas para manter aqui uma linha narrativa mais simplificada, vou me entreter com este exemplo apenas), e lembro-me perfeitamente que o caso desafiou (e destruiu) uma máxima em que eu acreditava há bastante tempo: "Se queres perceber o nível economico de um país, procura saber quanto custa um menu do McDonald's nesse território". Mas a China é um país tão complexo, que nem esta regra de ouro do McDonald's lhe consegue sobreviver intacta.

Sem comentários: