Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

The Guardians of the Galaxy



Vi já fora de tempo, mas sinto que tenho de deixar um comentário a The Guardians of the Galaxy.

Este filme lixou-me bem. Tinha combinado ver um filme em casa com uma amiga, sendo que a escolha inicial era Lucy. Eu, temendo que aquele filme fosse uma porcaria (como indicam a maioria das impressões), lá convenci a amiga a vermos o tal da Marvel. "Não, nao te preocupes. Isto tem cenas do espaço e aliens, mas diz que é diferente. É mais comédia e descontraído. Deve ser divertido."...

A meio do filme já nós estavamos a rebolar os olhos internamente e a exercitar um diálogo mudo e desconfortavel em que ambos percebiamos que aquilo era uma enorme seca, e ainda faltava uma hora para acabar. Quando concluída a fita, lá tive eu de me redimir, "Ok, prá próxima escolhes tu o filme à vontade. Ya, este foi uma seca do caraças. Boa noite.".

Malta, vámos lá tentar perceber uma coisa: porque raio os filmes da Marvel recebem todos um free pass e são "julgados" como se existissem num universo paralelo do cinema em que as mesmas regras (sejam elas quais forem) do restante mundo cinematográfico e da sua critica são ignoradas quando se trata dos super-herois da Marvel?

Ok, o primeiro Iron-Man foi porreiro. Sim. Mas nem esse foi um filme muito bom. Mas desde aí, e apesar de TODOS os filmes do estudio de Stan Lee (tomara ele, eu sei) seguirem à risca exactamente a mesma estrutura pastelada, os fãs continuam ainda assim sempre satisfeitos. Não deveriam os fãs ser os criticos mais rigorosos?

Ou seja, tal como a maior parte dos filmes da Marvel, este Guardians of the Galaxy é, no fim de contas, um filme mediocre, chato, sem emoção, desinteressante e inconsequente. Um produto industrial, previsivel e sem coração. E não são umas piadolas do Kevin Bacon e bom efeitos especiais que o salvam.

Parece-me que o público em geral anda a perder um bocado a noção daquilo que quer. Só porque um filme não é mau, não quer dizer que seja bom. Mas com as obras da Marvel, é isso mesmo que parece estar a acontecer. O público aceita estes filmes, e até os aplaude, só porque “hey, estes agora são muito melhores que os filmes de super herois que se faziam antigamente!”. E sim, são melhores. Mas numa escala de merda, cóco rijo é de facto melhor que diarreia, mas continua a ser bosta!  E Guardians of The Galaxy, tal como todos os filmes da Marvel feitos até agora, é bosta! E sim, antes da Marvel ter criado o seu próprio estudio de cinema os seus personagens eram ainda mais mal tratados por outros estudios, mas....eu estou-me a cagar para isso. Um mau filme é um mau filme! Na minha opinião.

Bem, venha agora o Lucy....(nos filmes que eu me meto...)

Sem comentários: