Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Source Code

Ok deixem-me só falar num instantinho deste filme que fui ver ao bocado. Quero falar livremente, com !spoilers!, portanto quem ainda não viu e está interessado em ver, já sabe...


Source Code não faz sentido! Não se compreende como é que alguém pôde escrever este guião e tantas pessoas terem concordado que a ideia seria boa!
Ora bem, se eu percebi bem (e aqui entra granda spoiler!), o mundo real é afectado/transformado pela acção que se desenrola exclusivamente dentro da mente de um só homem. No entanto o filme quer nos fazer engolir que se trata de uma questão que envolve um misto de (criação de) universos paralelos e de viagens no tempo...mais ou menos. Mas isto faz sentido na cabeça de alguém?! E não é o não fazer sentido no sentido de mind-twister, mas sim do ser puro e simplesmente estúpido e inconcebível. O filme é mentiroso e insulta-nos!

O que temos aqui seria uma obra do paranormal, mas é-nos servida como se se tratasse de ficção cientifica pura e dura, quando não é! De maneira nenhuma. Não percebo...

Não tenho razão de queixa em relação aos actores nem ao filme em geral (tecnicamente falando), mas é realmente um daqueles casos invulgares em que o absurdo não intencional do guião colocam tudo a perder, já que o filme também não se consegue destacar em mais nada.
No mínimo surpreendente, ainda para mais tendo em conta que o realizador é o mesmo que fabricou um dos melhores filmes de ficção cientifica dos ultimos anos, Moon.

E já não falo nas semelhanças entre este Source Code e o filme Déjà Vu com Denzel Washington. Este ultimo poderia não ser uma obra prima, mas pelo menos fazia algum sentido e não gozava tanto com a cara do espectador.

Pronto era só isto. Vão lá ver e depois venham dizer-me se tenho ou não tenho razão.

2 comentários:

brain-mixer disse...

É F-C.
Ficção científica.
Um filme, nada mais.
E faz sentido sim, apenas basta estar mais atento e pesquisar um pouquinho as respostas no FAQ do imdb ;)

Leinad disse...

No dia em que eu precisar de pesquisar seja o que for no imdb para perceber melhor um filme, é o dia em que deixo de ver filmes por completo! O meu sentido critico pessoal serve-me perfeitamente (modéstia à parte) para manter a opinião que deixei escrita (que foi feita à pressa, em jeito de desabafo. E nao procurando ser uma analise profunda e muito calculista do filme. De todo.)

Obrigado pela visita ;)