Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

domingo, 22 de maio de 2011

HICKSVILLE



Novela gráfica extraordinariamente comovente! Hicksville, de Dylan Horrocks, merece repetidas leituras para se apanharem todos os pormenores, mas ainda assim ao final da primeira fica-se com uma tremenda sensação de abalo. Transcende e, pessoalmente, acho até que me ultrapassa um pouco (pelo menos até ganhar coragem e disposição para o reler, lá está).

Hicksville é um comic sobre comics, mas ao mesmo tempo muito mais do que isso. É essencialmente uma história sobre a vida, a sua viagem, e o espírito humano. É enganadosamente denso, mas afinal de contas sempre muito simples e fácil de ler. Damos por nós a ler, dentro do próprio livro, outros livros e outras estórias que as personagens estão a ler e a relatar (até o desenho e a tipografia das paginas mudam). É tudo muito imersivo, muito bem feito. A inicio faz prever sérias dores de cabeça e complexidade excessiva, mas à medida que se vai lendo percebe-se que não é o caso. Como disse, tudo é muito claro e simples, fácil de acompanhar, totalmente imersivo, mas tambem incrivelmente profundo.
Há muito tempo que uma novela gráfica não me deixava com esta sensação depois de a ler...aquela sensação que nos permite perceber que este é daqueles que iremos recordar durante muito tempo, e recomendar a outras pessoas quando nos pedirem sugestões do género. Hicksville é brilhante! Nada menos que isso.

Sem comentários: