Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Congratulations - MGMT

Isto chega muito, muito tarde, mas não poderia deixar de mencionar o quão espectacular é o terceiro (segundo major) álbum dos MGMT, Congratulations.

Quando o ouvi da primeira vez, passou-me muito ao lado. Todas as musicas me soaram iguais e tudo me pareceu demasiado oco. Mais recentemente voltei a ouvir a épica faixa de pop psicadélico progressivo de 12 minutos, Siberian Breaks, e subitamente fez-se luz sobre o álbum (para mim). Siberian Breaks, por si só, é, na minha opinião, das coisas mais incríveis criadas nos ultimos 10 anos, pelo menos. Uma das melhores musicas de sempre, sem duvida!
A partir da Siberian Breaks, redescobri o álbum, e tratou-se de uma redescoberta realmente muito clarificadora e refrescante. Repeti Congratulations (o album) umas quantas vezes e não tardou muito até todas as músicas (todas!!) soarem como perfeitos clássicos intemporais. Do principio ao fim o álbum é, à falta de melhor descrição...perfeito.
O sentimento e disposição de road trip e nostalgia pautam e transportam a musica de forma mágica (isto é subjectivo e pessoal. Eu associo fortemente o sentimento de nostalgia com viagem.). E tudo é 100% MGMT. Congratulations é muito diferente do anterior álbum, Oracular Spectacular (que adoro também), mas consegue ao mesmo tempo seguir uma lógica e uma coerência muito própria dos MGMT e que se pode dizer já, que é a imagem de marca do grupo.
Uma fábrica de hinos pop clássicos e que sem duvida resistirão ao passar do tempo, é o que são estes MGMT actuais!

Sem comentários: