Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Jar of Fools

Já era para ter escrito isto há algum tempo...mas depois começou a vir o tempo (muito) frio e a chuva e eu lá deixei passar...

Tá-sá'próximar o Natal, coisa que nao me diz rigorosamente nada. Nao por teimosia nem cliché do "ah o Natal perdeu o seu significado e é muito materialista", nao, nada disso. Simplesmente porque...nao me diz nada. É-me indiferente, ou eu sou-lhe indiferente...um deles.
Ainda assim, é bom dar prendas! É um bom exercicio de psicologia introspectiva em relaçao aquilo que pensamos que as pessoas sabem e esperam de nós (se alguma coisa, de todo) - no fundo, o que somos/quem somos e que reflexo tem isso nas pessoas que nos conhecem. Nesse sentido, eu sou da opinião (e praticante) que devemos sempre surpreender e oferecer algo imprevisto e nada óbvio. Ai aquela rapariga gosta muito de carteiras? Então vou-lhe oferecer um cinto ou uns auscultadores todos marados. Fácil.


Nesta lógica (se a há) escrevo pra sugerir o que me parece ser uma excelente prenda de Natal que serve, virtualmente, para oferecer a qualquer tipo de pessoa (maior de 12/13 anos preferencialmente) e que irá certamente surpreender (e talvez desiludir, mas o que conta é a intenção).
Jar of Fools é uma pequena e relativamente barata novela gráfica (vulgo comic, embora esta denominação mais comum tende a ter um teor mais estupidificador e condescendente/infantil por estigma e preconceito) da autoria de Jason Lutes. Grandemente aclamado tanto pelo publico como pela critica mais exigente, este é um daqueles livrinhos que abalam e não deixam ninguem indiferente. Sim, é depressivo, é triste, trágico até, e algo perturbador, mas é também mágico, comovente, lindo e dono de uma escrita maravilhosa que faz repousar a nossa mente na mais confortável das almofadas literárias enquanto o lemos.
Personagens, situações e cenários que têm tanto de simples e cru, como de realismo e profunda complexidade. Simplicidade e complexidade essas que nos espetam com o seu dedo e fazem comichão bem dentro de nós em pontos inevitáveis e incontornáveis. Fantástico e obrigatório!

O livro não é grande. Li duma só vez com enorme prazer do principio ao fim, e com um preço a rondar os 15€ nas mais variadas superficies comerciais, sinceramente não consigo imaginar muitos melhores presentes para oferecer neste Natal. Eu sei que ficaria muito contente e satisfeito se alguem me tivesse oferecido Jar of Fools, e seria sem duvida algo que eu não esperaria de ninguem que conheço...

Sem comentários: