Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

domingo, 21 de novembro de 2010

Quatro sugestões musicais

É curioso que em mais de três anos de existencia deste blog eu quase nunca aqui escreva sobre música japonesa. Já fiz uns dois ou três artigos que me recorde, mas dada a quantidade de musica japonesa que oiço, seria talvez de esperar que eu dedicasse mais tempo de escrita a essa esfera musical. 
Sim, oiço bastante musica japonesa. Já ouvi mais (muito mais!), mas ainda assim, seja no telemovel, no carro, ou no computador em casa, as minhas playlists deverão conter sempre cerca de 30% de musica nipónica, calculo.

A razão que me leva a ouvir música oriunda do Japao nao é realmente importante (talvez seja pertinente tentar pelo menos dar uma espreitadela nesse universo, já que se trata do segundo maior mercado musical do Mundo...). É musica, e eu só oiço musica que gosto. Seja de onde for. E se me perguntarem, acho que toda a gente deveria ser assim. Infelizmente, seja por preconceito, ignorancia, preguiça ou simples falta de alcance (seja porque razao for, não estou a julgar), a maioria das pessoas mantém-se irremediavelmente fechadas na sua bolha cultural pessoal e daí não saem - no nosso caso, o espectro cultural portugues e anglo-saxónico, sobretudo. Isto aplica-se tanto á musica, como ao cinema e ao mundo das artes em geral (e não só, obviamente).

Sendo assim, e tentando dar um toque ainda mais pessoal aqui ao blog, decidi escolher, quase ao acaso, quatro músicas japonesas que gosto para dar a conhecer a quem nao conhece. Não sao de todo representativas daquilo que eu mais oiço e realmente gosto (não está aqui nada que seja das minhas bandas ou artistas favoritos, por exemplo), mas são quatro musicas ligeiras que já me acompanham há anos nos mais diversos aparelhos de mp3 que tenho utilizado ao longo do tempo. Musicas neutras, comerciais, de escuta facil e agradavel, e boas na minha opinião.
Segue então mais um "pedaço de internet feia" com videos embutidos do youtube que mais tarde ou mais cedo passarão a estar indisponiveis...


Clássico! Para mim uma das melhores músicas que se podem ouvir durante um passeio de verão ou algo do género (é a vibe que retiro da musica). Para mim a melhor música que os Orange Range jamais produziram.
Musiquinha muito fofa e ligeira, mas muito boa e viciante! Esta já me acompanha aos anos, e adoro! Apesar de nunca me ter dado ao trabalho de explorar mais a fundo a discografia dos Ketsumeishi.
Apesar dos L'Arc~en~Ciel serem uma das mais populares bandas do Japão, a verdade é que eu nunca lhes encontrei grande interesse. Têm meia duzia de musicas que gosto mais ou menos, e depois têm esta que gosto bastante.
 
Miss You, do excelente album Astromantic do duo electro-hip hop m-flo. Tentem arranjar o album, vale muito a pena! Mesmo pra quem não gosta do género...é uma enorme e diversificada caixinha de surpresas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desta vez levas um like. Especialmente pelos m-flo

Leinad disse...

Obrigado anónimo. É sempre bom receber elogios de pessoas invisiveis (fico a imaginar q é alguem que na realidade me odeia lol)