Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

LOGICOMIX

Se tivesse de recomendar só um, e apenas um livro a alguem, seria este Logicomix. É um comic, e nao um livro "tradicional", mas ainda assim. É único, extremamente original, peculiar, interessantíssimo, educativo, intelectualmente desafiador, mas, acima de tudo (e quanto a mim pelo menos) muito intuitivo, coerente, natural e mais uma confirmaçao do que propriamente um desafio.
Do que estou eu prá'qui a falar? Bem, terão de ler para perceber. Cada pessoa que ler Logicomix irá retirar dele o seu próprio "sumo" e assumir que o seu é o mais correcto e compreensivel. Eu portanto, e querendo me abster de qualquer comentario que me leve prós campos da arrogancia e presunção, remeto-me ao silencio. É mais lógico assim...

Mas de que trata este Logicomix (pra quem nao conhece)? Bem, tal como está indicado na capa, é "Uma Épica procura pela Verdade". Um mergulhar profundo e directo aos fundamentos e alicerces da matemática, da logica e, de certa forma, á propria compreensão Humana do mundo que a rodeia. Um turbilhão de filosofia, "intelectualidades" e História. Mas tudo produzido num tom e com uma apresentaçao muito leve, muito acessivel, até cómico por vezes. E muito original e perspicaz tambem na forma como os autores fizeram de Logicomix uma obra auto-referente, e até auto-referente á sua própria auto-referencia (self-reference), o que no contexto da história é muito pertinente e intencional. Quando lerem perceberão...
Logicomix é um novela gráfica absolutamente indispensavel, seja pra que pessoa for! Um livro já amplamente aclamado pela critica e pelo publico um pouco por todo o mundo e que se tem tornado num best-seller em varios países. Eu por acaso saquei-o duma prateleira da Fnac assim um bocado ao acaso, sem saber muito bem no que me estava a meter...mas "cheirava-me" bem o livro, e eu tenho bom faro para avaliaçoes prematuras e superficiais. Mais uma vez o meu instinto nao me deixou ficar mal...
Fica a (enorme) recomendaçao. Nao se irão arrepender, garanto.

Sem comentários: