Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

sábado, 26 de junho de 2010

3 ANOS de tl;dr



Faz hoje 3 anos que o meu Shine to Life existe. É a primeira vez que assinalo a data porque achei importante destacar alguns aspectos de que me orgulho em particular neste espaço...

Começo por dizer que para mim, me parece que já tenho isto ha muito mais que três anos, e isso nao sei se será positivo ou não...mas é o que sinto.
Bem, mas vamos lá...gosto do meu blog! Gosto meu blog sobretudo porque é positivo, simpatico, e livre de pressões. Nao preciso de de ir verificar os arquivos para saber que 90% (ou mais) de tudo o que aqui escrevi até hoje foi a dizer bem! Artigos em que escrevo sobre aquilo que gosto e que gostaria que outras pessoas dessem uma olhadela caso ainda não conheçam. E só isto, muito sinceramente e fora qualquer falsa modéstia, acho que é bastante extraordinário. Sobretudo se tivermos em conta o grande panorama da chamada "blogosfera" (que sinceramente é um conceito que ainda hoje me escapa um bocado, pois para mim uma esfera tem um centro, um centro donde se pode percorrer todos os seus raios, e que eu saiba, a blogosfera nao tem nenhuma base central onde se possa pesquisar por conteudos. Mas pode ser uma falha de ignorancia minha.) onde mais pessoas do que poucas parecem utilizar os seus blogs sobretudo para dizer mal, para criticar negativamente, para fazer comparaçoes subjectivas e pessoais que muitas vezes transparecem como meros (e desinteressantes) tubos de escape das suas próprias frustraçoes pessoais. Eu orgulho-me de não fazer isso. Pelo menos nao com muito frequencia. Nao foi uma decisão deliberada e ponderada desde o inicio, foi apenas um bom habito que se desenvolveu com naturalidade á medida que o blog foi crescendo. E estou contente com isso.

Esta positividade que percorre o meu blog tambem se reflecte na falta de pressoes e liberdade com que escrevo. É muito mais facil atrair a atenção quando se diz mal e se é forçosamente polémico e controverso, mas pessoalmente nunca senti necessidade nenhuma de me orientar por esses caminhos. Este espaço é totalmente livre de barras de 'Google ads' (que na minha opiniao sao visualmente arrepiantes e dão um ar 'barato' a qualquer blog) e nao tem nenhum contador de visitas ou comentários. Nunca teve e provavelmente nunca virá a ter. Nunca tive como objectivo atrair muita gente para ler o que escrevo (embora, obviamente, se muita gente ler, tanto melhor) e os comentários escritos de leitores directamente aqui no sitio sao relativamente raros. No entanto isso nao me desmotiva minamente, muito pelo contrario. Livra-me de quaisquer pressões e permite-me gerir e criar conteudo ao meu próprio ritmo e bel-prazer. Porque ao fim ao cabo faço isto porque gosto, gosto de escrever e gosto tambem de reler o que escrevo. Nao raras vezes dou por mim a reler antigos artigos meus e isso, parece-me, é das melhores experiencias introspectivas que se pode ter. 

De resto, quando disse em cima que considero o meu blog simpatico, estava me a referir sobretudo ao tom coloquial com que escrevo. Já muitas vezes aqui referi isso (até porque já outras tantas tive de aturar com pessoas a criticar a minha escrita): eu procuro escrever como falo, sem nunca tentar ofender a inteligencia de quem poderá estar a ler. Se poderia escrever de forma muito mais "sofisticada" e com um vocabulario muito mais variado e denso? Claro que sim. Mas nao é o meu estilo, tao simplesmente quanto isso. 
Tomo algumas liberdades, por vezes até inventando palavras e claro que, apesar de verificar o texto antes de publicar, escaparão sempre alguns erros mais graves aqui e ali, mas paciencia. Nao estou a trabalhar pra ninguém e nao serve este espaço para publicitar e/ou promover a minha qualidade escrita (ou falta dela). Ainda assim, tenho alguns cuidados, como por exemplo justificar sempre o corpo do texto. Até porque há poucas coisas que mais me afligem que ler outros blogs em que as frases andam por ali a debater-se com as laterais direitas da página de forma irregular e escadeada.

Pra finalizar, resta-me falar de quantidade e de estéctica. A quantidade nem sempre é qualidade, mas também devo dizer que gosto do tamanho dos meus textos. Normalmente quando escrevo, escrevo bastante. Nao tenho o habito de fazer posts expresso a comentar isto ou aquilo (isso é mais ali prós lados do Twitter) com duas ou três frases e pronto. Isto, mais uma vez, tanto é positivo como negativo. Negativo porque o meu blog sofre do sindrome de tl;dr. Ou seja, quase ninguem lê isto precisamente porque os textos sao por vezes demasiado grandes (tal como este presente que voces não estão a ler). Mas lá está, escrevo porque gosto, e tudo o que aqui escrevo é meu, nao havendo quaisquer copy/pastes de outros sitios da internet e, muito francamente, é muito raro pesquisar seja o que for quando escrevo sobre algo. Se escrevo, é porque já sei o que vou dizer. Nao é algo que vá "estudar"...se me faço entender.

Por fim, a estética. Mantem-se praticamente inalterada desde que criei o Shine to Life: simples, limpa, e com enfase no conteudo. O layout escolhido desde o inicio favorece o espaço concedido aos artigos e seus respectivos textos, e o esquema de cores pauta-se tambem pela simplicidade. Nao uma simplicidade que se pretende particularmente sofisticada, mas antes que nao distrai. Como podem verificar, nunca sequer me dei ao trabalho de criar uma imagem ou qualquer tipo de banner personalizado para o titulo do blog (nao que eu saiba fazer esse tipo de coisas), e a unica real preocupação que tenho a nivel visual é com as imagens escolhidas para os artigos. Faço questão de ter sempre pelo menos uma imagem (por norma roubada da internet. A deste artigo é excepçao já que é uma foto minha), e nao raras vezes perco mais tempo á procura da imagem certa no Google do que a escrever o próprio texto.

E é isto o Shine to Life. Um nome que me é intimamente muito querido, e que dá o titulo a  um espaço que tem crescido de forma saudavel e sempre estavel. E que, espero eu, possa ainda cá estar durante muitos mais anos. Embora com estas coisas virtuais, já se sabe que mais cedo ou mais tarde isto vai tudo do ba'dagaio!

4 comentários:

Edu disse...

Olha que eu tenho seguido sempre...confesso que as vezes nem sempre leio os textos todos =D

Bom, o que interessa é que quero a tshirt em verde!

Lucífera disse...

Fonix! Não fui a primeira...já não durmo hoje...

Nice job =)

Tica disse...

Um dia os miúdos na escola(praí daqui a 100 anos) ainda vão ter como matéria para discutir alguns dos teus posts...
Parabéns!

Domingos disse...

Muitos parabéns, desde os tempos do LG que fiquei a apreciar bastante a tua forma de escrever baseada nessa tua forma tão peculiar de ver as coisas. por isso é inevitável que de tempos a tempos, aqui vá passando para ler os últimos, quase sempre com um sorriso provocado por esse humor.

Que continues por muitos anos mais com este espaço e não sei se o tomarás como elogio ou não, mas foi uma grande influencia para que eu também tenha criado o meu próprio Blog.

Abraços