Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O UNIVERSO CENTRAL



Queiram me desculpar a parvoeira, mas ultimamente tenho consumido elevadas doses de açucar...até daquele de cana.

(aguentem comigo que este texto vai realmente dar a qualquer lado. Juro)

Uma das questões existenciais que mais tem atormentado o Homem, e tambem a humanidade, desde que este surgiu, é algo que me pôs a reflectir profundamente hoje á tarde enquanto lanchava um McChicken no seu respectivo restaurante. Nao me pus a reflectir procurando a questão em si, essa já a sei, tal como toda a gente. É ela a seguinte: Porqué que nós evoluimos dos primatas? Ou melhor ainda, porque é que nós nao evoluimos das panteras (pra nao dizer "felinos" que seria demasiado gay) e não somos hoje todos panteras altamente evoluidas e inteligentes capazes de dominar e moldar o seu ambiente a seu bel-prazer?

Porque raio tiveram de ser os macacos a evoluir mais que os outros animais e a tornarem-se nas inteligentes e dominadoras criaturas que somos hoje? Terá sido isso um passo em falso da Natureza? Para uns uma prova que a Natureza é mestra nas suas decisoes aleatorias que culminam em perfeiçoes biologicas, para mim uma prova que a Natureza é isso mesmo, aleatória e consequentemente gozona! Pensem nisso...se um macaco lutar corpo a corpo contra uma pantera, o mais provavel é o gato ganhar. Logo a pantera é o animal mais forte...e a Evoluçao é no fundo a sobrevivencia e adaptaçao do mais forte. Então nao faria sentido a pantera ter imparavelmente evoluido até se tornar num inteligente e sofisticado ser apreciador de martinis como nós agora somos? Dirão uns que o macaco evoluiu mais precisamente por ser fisicamente mais fraco, logo precisaria da inteligencia pra se defender. Eu digo "tudo bem.". Mas entao porque é que desde que o Homo Sapiens ganhou esperteza mais nenhuma criatura evoluiu ao ponto de tambem se conseguir defender de nós? Uns dirão que isso demora milhoes de anos, e outros dirão que os virus e bacterias, de certa forma já sao seres mais fortes que nós. Eu digo que isso é tudo conversa fiada repleta de xico-espertismo. O que é verdade é que se as panteras tivessem evoluido como os primatas/simios/whateva, hoje em dia a Terra seria controlada por uma populaçao muito superior á humana! E que no advento da exploraçao e conquista espacial, muito mais capaz de impôr respeito ás outras especies alienigenas, tal como tá comprovado pelos Thundercats!
O que eu estou a tentar dizer, é que se a Natureza procurasse realmente a perfeiçao, então panteras pretas super inteligentes de pelo sedoso seriam a especie dominante do planeta Terra, e não macacos materialistas.

Por outro lado...os primatas terão evoluido mais porque tinham os dedos todos (das maos) prontos pra evoluir na direcçao certa e tornar-nos nas criaturas ageis e manejaveis que somos hoje. As panteras nao. Isso levanta outra questao entao, daquelas do tipo "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?" (eu respondo sempre que foi o Herman José e nunca ninguem consegue contra-argumentar): a inteligencia surgiu por/como consequencia das "ferramentas" que estavam á disposiçao, ou a optimizaçao dessas ferramentas surgiu com o progressivo evoluir da inteligencia? Mindfuck? Provavelmente já muitos experts terão pensado e até escrito coisas serias (publicadas e tudo) sobre o assunto, mas eu gosto de pensar que tenho certas ideias e reflexoes unicas e avassaladoras. De qualquer forma pensem nisso...e derretam por dentro.


E já agora, e se a teoria dos Universos Paralelos for correcta (e é de certeza absoluta! É demasiado espectacular pra nao o ser, tal como o sao os arco-íris. Imaginem um mundo sem arco-íris...e depois tentem explicar ás pessoas desse mundo que eles poderiam existir. Essas pessoas provavelmente iriam achar o fenomeno demasiado espectacular pra poder ser verdadeiro), gosto de pensar que nós habitamos um daqueles universos longinquamente afastados - nas periferias exteriores do espaço inter-dimensional  - completamente toscos e defeituosos, que reflectem o lado negativo e tudo aquilo que poderia correr mal no Universo Central, o Perfeito, que terá de existir nessa teoria, porque tudo tem um centro, mesmo que as suas extremidades sejam de alcance infinito. Nós somos o universo em que os macacos se tornaram em criaturas sem pelo e com alguma inteligencia, mas ainda com um fascinio crónico por cus e porcarias retiradas dos próprios narizes. O universo em que as outras especies nao foram capazes de acompanhar o ritmo, e só ganham a nossa simpatia se forem suficientemente fofas pra aparecer na televisao e/ou serem representadas em peluches. O universo em que perdemos tempo a fazer guerras entre nós e a criar armas de destruiçao maciça em vez de desenvolvermos skates e carros voadores e roupas metalicas brilhantes que nao sejam fixes só num sentido irónico. O universo onde alguem se lembrou de definir o preto como sendo preto e não amarelo, e por isso todo o Universo é preto, e nao amarelo (raisparta!). O universo onde quase tudo corre mal e só nós nao nos damos conta da dimensão das suas imperfeiçoes porque...bem, somos imperfeitos a esse ponto.


Mas fico contente, e visivelmente sorridente, quando penso (e acredito), que num outro lado, tudo correu como deveria, e panteras pretas super inteligentes dominam e mantêm em perfeita harmonia o seu perfeito universo, deslocando-se nos seus veiculos voadores e exibindo as suas exuberantes vestimentas metálicas e brilhantes!