Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fab Five

Gosto de cinema. Todo o tipo de cinema. Do mais tradicional ao mais estranho que possam imaginar. Gosto tanto de cinema que, até ha pouco tempo atrás, eu era incapaz de escolher os meus filmes favoritos. De tantos milhares de filmes que vemos, e de tantos que adoramos, como é possivel seleccionar uma pequena mão cheia de preferidos? É quase impossivel, extremamente dificil sem duvida. Ou será?
Procurando desafiar-me a mim proprio, e ás minhas manias (neste caso de nao ser capaz de apontar o dedo aos favoritos absolutos), pus-me a pensar em quais seriam realmente os filmes que mais gosto? Para obter uma resposta poderia recorrer a dois métodos: ou tentaria fazer uma pesquisa extensiva no imdb e um pouco por todo o lado para me cruzar com o máximo de titulos possiveis e realizar uma qualquer especie de lista até obter um top 5 (o que provavelmente levaria meses ou anos, porque ao longo da minha vida já terei visto uns bons milhares de filmes...ou muitos pelo menos), ou, simplesmente escolheria os primeiros filmes que me saltassem á cabeça quando penso nos meus favoritos...naqueles que realmente me marcaram, e de certa forma me definem. 
Sou um individuo relativamente preguiçoso (como todo o ser humano que o pode ser é), portanto optei pela segunda hipotese. E dessa forma, tornou-se surpreendentemente facil escolher os meus 5 filmes favoritos. Talvez nao sejam os 5 melhores filmes que já vi...talvez nao sejam realmente os 5 filmes que melhor me definem e caracacterizam os meus gostos cinematográficos, mas sao sem duvida 5 dos filmes que mais prazer me deram, e ainda hoje me dão sempre que os revejo. Este é por isso um top inteiramente e indiscutivelmente pessoal! Nao estou com isto a tentar criar uma qualquer lista indisputável do melhor que o cinema já criou até hoje. Nada disso. Estes sao apenas alguns dos filmes que mais adoro...e, tendo em conta a enorme variedade de peliculas que já vi até hoje (nem queiram saber!), receio que os meus eleitos até poderão parecer escolhas demasiado obvias e "tradicionais" que sem duvida farão tambem parte dos favoritos de muita gente...
Sem mais demoras, heis aqueles cinco filmes que vêem á cabeça sempre que eu penso nos meus favoritos (sem nenhuma ordem especifica, á excepçao do Numero 1!)...

O Despertar da Mente (Eternal Sunshine of the Spotless Mind)

É complicado, hoje em dia, dizer que O Despertar da Mente é um dos nossos filmes favoritos. Com o passar do tempo este ganhou uma especie de fama de "filme inteligente dos burros" (perdoem a expressao). Aquele filme que aparece nas listas de favoritos de quase toda a gente, incluindo as pitas do Hi5. Por causa disso criou-se uma especie de estigma. Estigma esse que leva os pseudo-intelectuais a rejeitarem este filme e a critica-lo injustamente, mesmo que aquando do seu lançamento lhe tenham prestado as mais variadas vénias. Eu por mim (e sim, apercebo-me da redundancia, mas uma redundancia nao é, per se, um erro. É apenas isso mesmo, uma redundancia.) sempre adorei e continuo a adorar O Despertar da Mente. Filme fantastico, comovente, triste mas muito "leve", fresco e divertido ao mesmo tempo. Filme que lida com o tema do amor de forma tao aprofundada e complexa como muito poucos até hoje conseguiram. Um filme que realmente mexe connosco por dentro.

Buffalo '66


Buffalo '66 é aquele "meu filme paixao"! Uma obra de génio expelida da mente e das mãos de Vincent Gallo. Um filme absoluto, que diz tudo e tem tudo. Um filme que transmite e recebe...um filme que abala. Posso ver Buffalo '66 por mais vezes que me apeteça e nunca me canso dos seus brilhantes dialogos, das suas carismaticas e distorcidas personagens, das suas encenaçoes e situaçoes fantásticas. Uma obra colossal em toda a linha, tao simples, tao negra, tao perturbada, tao tremida, tao esmagadora e colorida. Brilhante! Há quem odeie o filme, há quem nao lhe encontre a "piada" ou há quem simplesmente se sente indiferente ao vê-lo. Mas eu nao...eu AMO Buffalo '66! Do principio ao fim, cada cena, cada momento. Um filme unico, singular, que para sempre me fará ser grande fã de Vincent Gallo, independentemente do resto do seu trabalho.


Watchmen


Watchmen! "What?!" dizem voces. Sim, Watchmen é um dos meus filmes favoritos de todo o sempre e nao tenho problema nenhum em admiti-lo! O filme dura cerca de 3 horas, mas por mim, e isto nao é de maneira nenhuma um exagero, até poderia demorar 5 ou 6 horas! Quando penso em Watchmen penso em prazer! Prazer absoluto do cinema! Tambem já aqui falei um pouco sobre o filme, por isso nao me vou repetir muito.
Sem duvida que este foi um filme que dividiu o publico. Tanto aqueles que estavam bem familiarizados com o comic em que se baseia como tambem aqueles que nunca sequer tinham ouvido falar na dita banda desenhada. Eu faço parte do grupo que defende o filme...com unhas e dentes! Quase tudo neste filme é perfeito e quase tudo se adequa aos meus gostos: a banda sonora (nao poderia ser melhor), o ritmo, o visual, o casting perfeito, a colagem quase directa das vinhetas do comic pró grande ecra...até o final alterado está muito bom!
Para mim Watchmen é puro e simplesmente o filme pop perfeito. Dos pés á cabeça. E provavelmente o filme pop mais complexo, profundo e completo de sempre tambem.

A Viagem de Chihiro


Ah, A Viagem de Chihiro. Este é como o vinho...quantas mais vezes se vê, melhor fica. E tendo em conta que o achei excelente da primeira vez e que entretanto já o terei visto prái meia duzia de vezes...bem, já vai com um nivel de apreciaçao pessoal tremendamente elevado! Um dos filmes mais belos que existem. Verdadeiramente mágico, mas ao mesmo tempo tão visceralmente realista e palpavel. Essa é alias, na minha opiniao, a grande e triunfante caracteristica das obras de Miyazaki...a capacidade de criar ambientes, personagens e universos tao surreais mas que sao igualmente tao reais, e com os quais nos conseguimos identificar e compreender tao facilmente, quase a um nivel instintivo.
Uma obra perfeita tambem. Uma obra inexplicavel.

Número Um - Full Metal Jacket

 

Existe o Cinema Paraiso, e depois existe o Cinema Perfeito. Full Metal Jacket é O Cinema Perfeito! 
Indiscutivelmente o meu filme favorito que me acompanha basicamente desde que comecei a ver televisao e filmes (comecei muito cedo, atençao! Já tava farto dir ao cinema com menos de 6 anos. - e é por causa de tiradas destas que as pessoas me odeiam.). Já vi este filme, e porções dele...dezenas de vezes!! Tambem já aqui falei do filme num anterior top que fiz cá no blog, portanto, mais uma vez, nao vejo grande necessidade pra me estar a repetir muito. E na verdade, realmente nao ha muito que se possa dizer sobre este filme. É perfeito! Tao simples quanto isso. Um classico intemporal do cinema que está repleto de cenas classicas e que tem alguns (muitos) dos melhores dialogos de sempre. Aliás, até me atrevo a dizer que cada cena de Full Metal Jacket é por si só um classico que pode ser analisado e usufrído por si só. Este é o melhor filme de sempre!! O melhor filme de guerra de sempre! A melhor comédia de sempre! E o melhor drama humano de sempre!
E o filme ter sido lançado no mesmo ano em que eu nasci serve apenas de extra á adoraçao que tenho por ele. Fica um pequeno e singelo, mas clássico, excerto...

Pensando bem, ficam dois excertos. Até me sentiria mal se nao incluisse este:

Sem comentários: