Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Alguns dos meus arranha-céus favoritos...

Ok vamos lá a despachar isto que eu já nao tou com paciencia nenhuma. Comprometi-me, a mim mesmo, de fazer um post que deixasse bem claro o meu fascinio e interesse por...arranha-ceus. Predios grandes, voces sabem. Comecei por planear um top (10 ou 20) dos meus favoritos, mas assim que comecei a pensar em quais deveria escolher, arrependi-me imediatamente de me ter metido nesta embrulhada de trabalho, voluntária. Mas já nao poderia voltar atrás, sou assim.

*Se nao vos interessa conversa de chaxa, saltem já pra baixo até surgir a primeira imagem.*

As pessoas que não têm particular interesse pelo assunto poderão pensar que arranha-ceus é, basicamente, Nova-Iorque, Hong-Kong e pouco mais. Mas o cenario actual (e nao é algo recente atençao) é muito mais ambrangente que isso...é totalmente global e em todos os continentes e em imensos paises se podem encontrar fantasticos exemplares do mais ambicioso estilo arquitectonico da humanidade. E é um cenario imparavel, constantemente mutavel, crescendo. Todos os anos dezenas, centenas, senao mesmo milhares de novas torres sao erguidas um pouco por todo o mundo, e muitas mais estão constantemente a ser planeadas. De Tóquio, passando pelas maiores cidades chinesas, Indónesia, Australia, Indochina, India, Golfo Persico, Turquia, Kazaquistão, Russia, Kenia, Cairo, Africa do Sul, França, Reino Unido, Suécia, Alemanha, Espanha, Santiago do Chile, Buenos Aires, Caracas, Sao Paulo, Panamá, Mexico, America do Norte, etc,...os arranha-ceus encontram-se em todo o lado e em grande quantidade!!
Só como exemplos, a "cidade" de Hong-Kong tem, actualmente, mais de 7500 edificios considerados arranha-ceus (high-rises como se diz no meio. E sim, existe um "meio"...), e Tel-Aviv cerca de 250. Claro que muitos destes edificios nao sao mais que simples torres residenciais sem particular interesse arquitectonico e/ou estético (estes são, já agora, os parametros que me servem de guia para a escolha deste post), mas ainda assim, uma consideravel porçao representa obras de enorme valor e que têm obrigatoriamente de ser consideradas por qualquer amante da area (como eu). Podem por isso começar a imaginar o trabalho de pesquisa quase dantesco que será necessario a qualquer pessoa que pretenda apresentar um top exaustivo dos melhores e mais interessantes arranha-ceus de todo o mundo. 

Felizmente, não é isso que eu pretendo fazer. O que eu aqui pretendo fazer é uma relativamente pequena lista daqueles que eu considero serem alguns dos meus arranha-ceus favoritos, de todo o mundo. Quando pensei inicialmente em fazer isto, imediatamente me vieram á cabeça imensos edificios em particular que eu aprecio, mas nao poderia de maneira nenhuma fazer este "trabalho" sem primeiro verificar se nao me estaria a esquecer de alguns, o que seria certamente o caso. Bem, e aí começou então a ardua e cansativa tarefa de, basicamente, dar uma volta virtual ao mundo, percorrendo as principais cidades do planeta (e muitas outras que passam despercebidas mas que são ricas em arranha ceus) á procura dos melhores exemplares de fálos de betão que se têm construido até hoje.
Este é um exercicio, que apesar de se poder tornar cansativo (e torna-se, se for feito compulsivamente), faço com um enorme prazer e recomendo a qualquer pessoa. Nao vou aqui divulgar as minhas fontes de pesquisa, senão iriam perceber que não é assim tao dificil quanto isso (a quem realmente interessar, com certeza que já conhecerá). Mas é realmente um prazer, e tambem uma enorme fonte de conhecimento e cultura. E é algo que já faço desde muito tenra idade (já no meu décimo ano de liceu fiz um trabalho prá disciplina de ITI muito parecido com este post) e que sempre me ajudou a saber mais sobre o mundo. Nao estou a falar só do fascinio por arranha-ceus, mas sobretudo pelo mundo, pela geografia global. Conhecer os paises, as cidades, a populaçao das cidades, as suas caracteristicas geo-demograficas e sociais. Eu cresci com dois enormes mapas mundiais colados na parede do meu quarto: um mapa "normal" com todos paises e suas respectivas bandeiras e informações da populaçao, capital, etc, e um outro mapa mundo representando a topografia do planeta e caracteristicas naturais, que mostrava (ignorando quaisqueres fronteiras humanas) as zonas tropicais, articas, de savanas, desertos, temperadas, montanhosas, etc, de todo o globo. Estes dois mapas, com os quais cresci, influenciaram imenso a pessoa que sou hoje e a forma como "penso" a vida e o mundo e como interajo e analiso outras pessoas. Acho sempre gravissimo que muitos individuos, ditos intelectuais e derivados, que fazem as mais presunçosas e arrogantes dissertaçoes sobre a sociedade nao conheçam, minimamente, o proprio chão que pisam. Quanto a mim a geografia é uma das principais bases do conhecimento. Para percebermos o que se passa á nossa volta, como a nossa sociedade funciona, e até para perceber a Historia, temos de ter boas noçoes de geografia, e em particular de geografia demografica (e sim, tenho noçao que demografia faz parte da Geografia). Espanta-me que imensa gente não saiba, nem tao pouco mais ou menos, qual é a populaçao da cidade em que vivem. Muitos portugueses desconhecem qual é o numero da populaçao de Lisboa, ou do Porto, por exemplo. Já para nao falar da dita "Grande Lisboa" e "Grande Porto". Isto é essencial! É essencial pra podermos ser pessoas seguras de nós proprios, da nossa posiçao na sociedade e da nossa capacidade como individuos, seja para o que for. Dei aqui estes exemplos que sao muito especificios e locais, mas estou apenas a tentar transmitir uma ideia. A minha, a pessoa que sou no fundo. Eu sou daqueles gajos que estuda a populaçao das cidades e paises mais remotos e improvaveis, as suas caracteristicas...eu consigo apontar num mapa, sem grandes dificuldades ou imprecisoes, a localizaçao da maioria das capitais mundiais, e mesmo que nao saiba com precisao, consigo calcular mais ou menos a populaçao dessas cidades, tendo em conta o seu contexto especifico e o conhecimento generalisado que tenho de todo o mundo. E....bem e estou a divagar imenso. Nao pensem que estou aqui a escrever isto pra me gabar, nada disso (sou um zero á esquerda em matematica, por exemplo, e em muitas outras areas consideradas importantes no mundo académico. Que é um mundo muito especifico já agora...). Tudo isto apenas para dizer que da minha eterna paixao pela geografia e vontade de conhecer o mundo (mesmo que muitas vezes apenas sentado numa cadeira) surgiu tambem a paixao pelos arranha-ceus.
Eu sou uma pessoa, que quando na presença de um edificio bem esgalhado nas alturas (e nao tendo ninguem pra aturar ou que tenha de me aturar), sou capaz de passar imenso tempo ás voltas do prédio, observando-o de todos os angulos possiveis...á procura nao sei bem de quê, mas sempre com um bom sorriso interior estampado na cara e sem nunca me cansar. Eu sou aquele gajo que quando se afasta de uma cidade (de carro, comboio ou aviao) fico a contemplar pelo vidro o skyline da cidade que fica para trás até se perder de vista. Seja a seguir no sentido norte-sul da Ponte Arrabida no Porto ou no sentido sul-norte de Shanghai pra Pequim. Há algo que me fascina profundamente na linha de horizonte que se forma numa bem constituida paisagem urbana com todos os seus especificos topos edificados. Nao me peçam pra explicar este fascinio...é daquelas cenas naturais, instictivas. Como aqueles gajos que vao prós aeroportos tirar fotografias aos avioes e sentir o cheiro a galosina que as maquinas segregam. Bem, nao sou bem como essas pessoas, porque esses sao malucos. Passar horas ao frio ao lado da pista do Sá Carneiro pra tirar fotos e observar avioesitos da EasyJet faz tanto sentido como mandar uma martelada no joelho! Mas pronto, cada um tem a sua cena...e a minha é esta, os arranha-ceus (entre muitas outras, mas agora é nesta que estou a gastar o meu tempo).

E agora, depois de ter escrito um texto tao grande e chato, como raio é que salto para o real conteudo e proposito do post? Ainda para mais quando este conteudo provavelmente não irá interessar a rigorosamente ninguem que visita este bordel? "EDITA!!", grita o gajo lá atrás. Editar? Nah, nao faço disso. M'a'cagar, o blog é meu, isto interessa-me e dá-me prazer, portanto...siga! Aqui ficam então alguns dos arranha-ceus que eu considero mais interessantes e que se encontram espalhados por esse mundo fora...

Atençao que os exemplos aqui incluidos nao sao necessariamente os mais famosos e/ou espectaculares exemplos das suas respectivas localizaçoes. Sao apenas aqueles que eu gosto e que por diversas razoes os acho particularmente carismaticos. Cada edificio irá conter uma fotografia (devidamente roubada das internets), uma nota pessoal sobre ele, informaçao (altura, andares), e caso ache necessario deixarei tambem exemplos de outros edificios semelhantes ou que possam agradar a quem gosta do exemplo principal (quando virem percebem). 
Quero tambem deixar saber que, apesar de tentar sempre colocar aquela que me parece ser a mais representativa, a verdade é que torna-se bastante dificil seleccionar uma só foto para cada edificio. E em alguns casos é até dificil encontrar fotos boas, de todo. Portanto uma só foto nao faz de maneira nenhuma justiça a estes edificios, que sao donos de numerosas e variadas facetas consoante o angulo e ponto de vista de onde sao observados. Caberá por isso aos interessados pesquisar por mais fotos se lhes interessar.
Segue entao...



TUNTEX SKY TOWER

 

Localisado na cidade de Kaohsiung, em Taiwan, este é simplesmente um dos mais espectaculares edificios do planeta! Um grande arranha-ceus aparentemente suspenso entre outras duas torres. Impressionante no minimo. E tambem o maior pénis do mundo. Se perguntarem aos arquitectos eles dizem que o edificio é baseado no caracter chines "Gao"...pois sim, continuem com essa desculpa.
Info: 348 metros, 85 andares.


SHENZHEN WORLD TRADE CENTER


Cidade de Shenzhen, Republica Popular da China (RPC).
Muitos arranha-ceus, pelo seu design e "estilo", entram directamente na minha lista de "Evil Towers". Ou seja, torres que serviriam perfeitamente para servir de abrigo num qualquer conto de ficçao em que o mundo seria governado por alguma entidade sinistra e misteriosa que passaria o seu tempo todo fechado numa torre a controlar o mundo á distancia (tipo o mau do Inspector Gadget, nao que esse vivesse (só) numa torre). Bem, este WTC de Shenzhen insere-se nessa minha lista.
Por acaso já tive o prazer de o ver ao vivo, embora só numa breve passagem nocturna de taxi, mas ainda assim deu pra apreciar aquele que eu considero ser um dos mais interessantes WTC do mundo (bate o da Avenida da Boavista á vontade, lol).
Info: 225 metros, 50 andares.


SOMPO JAPAN HEAD OFFICE BUILDING

O edificio branco ao centro

Sem duvida um dos mais carismaticos e sofisticados arranha-ceus do centro financeiro - Shinjuku - de Tóquio no Japao. Tem aquele classico estilo anos 70 quase á lá San Francisco, mas com um simples mas sublime twist de modernidade e futurismo.  Adoro! Um dos meus favoritos!
Info: 200 metros, 43 andares.
Na mesma onda: KLI 63, Seul (Coreia do Sul).


YOKOHAMA LANDMARK TOWER



O mais alto edificio do Japao, a Landmark Tower, em Yokohama, é tambem um dos seus mais impressionantes e imponentes. Com um estilo unico e muito japones, esta é uma torre inconfundivel e que mostra bem a expertise do nipónicos na area.
Info: 296 metros, 73 andares.
Na mesma ondaORC 200, Osaka (Japao)


PLAZA 66


Este edificio, visto de forma independente, talvez nao apresente grande interesse, mas no seu contexto, é espectacular! É o prédio mais alto da zona de Puxi (zona oeste do rio que "divide" a cidade) em Shanghai, e embora esteja longe de poder rivalizar com os seus maiores irmaos da cidade, a verdade é que este se impoem, quanto a mim, como mais nenhum outro consegue na cidade. Tive tambem o prazer de poder observar o Plaza 66 ao vivo, e garanto-vos que é algo de impressionante. É dificil de explicar porquê sem se ter a experiencia em primeira mão, mas quando eu me encontrei face a face com este edificio, seria capaz de jurar que teria pelo menos 300 metros, e foi com grande espanto que depois vim a saber que "apenas" tem 288 (eu nao costumo errar por mais de 10 metros a altura de um edificio, seja por excesso ou...o contrario de excesso que agora nao sei como se diz porque me deu uma enervante branca! Raisparta!).
Ou seja, é edificio com uma grande presença!
Info: 288 metros, 66 andares.


TOMORROW SQUARE

Edificio central

EVIL TOWER no seu estado absoluto! Este é o edificio mais deliciosamente sinistro e malefico que conheço (e que tambem vi ao vivo). Tipo...olhem pra isto! Até parece que o seu topo irá abrir a qualquer momento para disparar um enorme laser que irá destruir uma qualquer cidade no outro lado do mundo...ou em Marte! Adoro a excentricidade deste Tomorrow Square de Shanghai! Brilhante.
Info: 285 metros, 55 andares.


CCTV HQ
A esquerda pode-se ver a outra torre da CCTV que ardeu por completo em 2009 ainda antes de ser inaugurada

Pequim, RPC.
Esta estranha e surpreendente construcção é objecto de grande frustração pessoal para mim. Estive bastantes vezes a uma distancia de nao mais de 200 ou 300 metros a pé do edificio e passei outras tantas mesmo ao seu lado de taxi, mas surgia sempre uma razao que me impedia de ir realmente ao local e observar esta maravilha como deve ser. Ficava sempre a resmungar para mim mesmo "fica prá proxima"...e entretanto as "proximas" passaram todas e eu nunca lá fui (frustraçao semelhante tenho com Paris, pois apesar de já lá ter ido umas quantas vezes, nunca fui ao Quartier de La Defense - districto financeiro repleto dos melhores arranha-ceus da Europa - por haver sempre uma força qualquer que me obrigava a desviar as atençoes pra outra coisa qualquer).
Bem, mas falando então da Sede da CCTV (Televisao Chinesa)...acho que nem é preciso falar muito. Basta observar e perceber o porquê de este ser um dos mais espectaculares arranha-ceus do mundo. Aliás, isto é nao é apenas um arranha-ceus...aqui trata-se acima de tudo de um simbolo, de uma afirmação, de um autentico monumento do seculo 21.
Info: 234 metros, 44 andares (44 andares nao é coincidencia. O 4 é um numero que dá sorte nas superstiçoes chinesas)


LIPPO CENTRE
Foto tirada por mim

Hong-Kong é reconhecidamente uma das maiores (senao mesmo a maior) mecas de arranha-ceus do mundo, e sao imensas as espectaculares torres que rasgam os seus ceus. Poderia aqui falar do Two Financial Centre, da Central Plaza, da Torre Bank of China, do The Center, do novissimo International Commerce Center, entre muitas outras torres simbolicas da área. Mas para mim sao as duas torres gemeas do Lippo Centre que mais se destacam, apesar de estarem meias escondidades e obscurecidas pelas sombras de maiores e mais reconhecidas torres vizinhas. Sao as minhas favoritas de Hong-Kong, com o seu estilo futurista, vanguardista e original. E impressionam tanto ao vivo como em imagens (normalmente, para mim pelo menos, os arranha-ceus acabam por nunca impressionar tanto ao vivo quanto se esperava depois de se terem visto muitas fotografias).
Info: 172 metros, 44 andares.


TRANSPORT TOWER


Astana, Cazaquistão.
O Cazaquistão actual está de facto muito longe de ser o quadro empobrecido e encestuoso que Borat descreveu nas suas aventuras. É na verdade um país que tem tido um grande crescimento economico na ultima década, e a sua capital, Astana, é uma prova bem representativa disso.
Bem, nao me peçam pra explicar exactamente porque é que incluo esta torre nesta lista. Nem eu compreendo muito bem. O edificio em si não é nada de outro mundo, mas por alguma razao que me custa a explicar, ele "puxa-me" e diz-me algo.
O edifico sofreu um grande incendio recentemente, mas encontra-se ainda de pé, perfeitamente estavel, e em reconstruçao (porque edificios, por mais altos que sejam, nao desabam sobre si mesmo por consequencias de fogos e/ou altas temperaturas. Né World Trade Center de Nova Iorque?).
Info: 150 metros, 34 andares.


KINGDOM CENTRE

O Kingdom Centre é o edificio da direita. O da esquerda ao fundo tambem é um belo exemplar da capital Saudita.

Riyadh, Arábia Saudita.
Existem edificios que sao simplesmente belos e elegantes, e este é um deles. Só isso.
Info: 302 metros, 41 andares.


GRAND LISBOA

Foto tirada por mim (daí ser de má qualidade)

Há muita gente que nao gosta do Grand Lisboa de Macau...dizem que fica mal, que é um exagero, um excesso e que destroi a estética da cidade. Concordo que é um exagero, um excesso, mas nao sou da opinião que fica mal, muito pelo contrario. Acho que é um edificio bonito, harmonioso e dinamico (que tambem tive já o prazer de conhecer).
Info: 261 metros, 47 andares


OCBC CENTRE


Singapura.
Provavelmente o maior simbolo old-school de Singapura, o OCBC é ainda hoje um dos mais reconheciveis e admiraveis edificios da Cidade-Estado. E eu gosto.
Info: 198 metros, 52 andares
Na mesma onda: Commerzbank Tower, Frankfurt (Alemanha); Torre Caja, Madrid (Espanha).


EUREKA TOWER


Melbourne, Australia.
A Austrália é tambem um muito importante palco de arranha-ceus, e poderia ter escolhido varios outros edificios de Sidney, Melbourne ou Gold Coast, mas fiquei-me por esta Torre Eureka.
É bonita, futurista, elegante, e tem aquele factor "X" que a torna unica.
Info: 298 metros, 91 andares
Na mesma onda: O Dubai, basicamente.


JAPAN CENTRE

Melhor foto que consegui encontrar. Sorry.

Tal como o nome indicia, trata-se do principal hub de companhias e interesses japoneses no centro financeiro de Frankfurt. Um edificio estéticamente bonito, limpo, e fiel ás suas origens e objectivos. Um dos meus favoritos da cidade.
Info: 115 metros, 27 andares.


WESTENDSTRAßE 1



Mais um dos vários fantasticos arranha-ceus que enchem a cidade alema de Frankfurt. Este é o meu favorito. Nao tanto pelo seu aspecto mas mais pela sua localizaçao e o seu contexto.  Pra quem nao conhecer Frankfurt, posso dizer que é uma cidade muito interessante e de grandes contrastes. O baixa da cidade está repleta de arranha-ceus, que estão circundados por imensos bairros residenciais e pelo centro historico da cidade. Isto cria cenarios muito interessantes em que estamos descontraidamente a passear numa rua cheia de casas totalmente normais e subitamente, ao virar de uma esquina, temos uma serie de enormes "pilares" a espreitar lá de cima para as minusculas casinhas cá em baixo. Este Westndstrabe está particularmente misturado com os tais bairros residenciais e ligeiramente mais afastado do nucleo principal de arranha-ceus da cidade, o que o coloca numa posiçao unica e muito interessante de se observar. Para mim pelo menos.
Info: 208 metros, 53 andares.
Na mesma onda: Azrieli Center Circular Tower, Tel-Aviv (Israel); Sisli Plaza, Istanbul (Turquia).


HSB TURNING TORSO


Original, inovadora, inspiradora (de outros projectos até) e bela. É assim esta recente torre Sueca de Malmö.
Info: 190 metros, 54 andares.
Na mesma onda: Infinity Tower, Dubai (EAU).


BAHRAIN WORLD TRADE CENTER

Manama, Bahrain.
Ficção cientifica, hoje!
Info: 240 metros, 45 andares.
Na mesma onda: Emirates Towers, Dubai (EAU)


ROSE TOWER
A mais alta

Seria extremamente dificil escolher um só edificio do Dubai. Nao que eu não podesse incluir nesta lista mais do que um, mas decidi incluir apenas esta Rose Tower que é, para mim, o arranha-ceus mais bonito da cidade.
Info: 333 metros, 72 andares.


CITIGROUP CENTER

Torre mais alta, ao centro.

Não será talvez a escolha mais obvia de Nova Iorque, mas é um clássico! Um dos expoentes máximos dos "novos" tipos de arranha-ceus que se construiram na década de 70, o Citigroup é fascinante dos pés á cabeça.
Info: 279 metros, 59 andares.


JOHN HANCOCK CENTER

A torre negra, ao centro.

Da cidade-berço dos arranha-céus, Chicago, escolho o mitico John Hancock Center. Imponente, tenebrosa, forte...a perfeita "Evil tower"! Tambem a extraordinaria Sears Tower se insere para mim no perfil de Evil Tower, mas esta (J.H. Center) é a minha favorita da cidade e de todo o país.
Info: 344 metros (telhado), 100 andares.



E já chega! Este post já vai um bocadinho longo. Tinha ainda mais un quantos aqui na lista, mas decidi ficar-me por aqui. Caso estejam curiosos, as sobras incluem, entre outros: Citic Plaza de Guangzhou, Shimao International Plaza de Shanghai, UOB Plaza One de Singapura, The Index do Dubai, Bank of America Center de Houston, Shun Hing Square de Shenzhen...

Espero que esta lista sirva pra despertar o interesse de alguem na materia e que as escolhas agradem aqueles que já sao interessados. Tenho perfeita noção que existem muitos, muitos outros excelentes exemplos, e tenho tambem noçao que a lista poderia ser geograficamente mais diversa, mas desafio qualquer pessoa a fazer o mesmo que aqui fiz com resultados muito diferentes. A verdade é que se o objectivo for encontrar arranha-ceus originais e que nos cativem (como aqui fiz), estes estão sobretudo concentrados nestas áreas. O que nao quer dizer que eu nao aprecie varios edificios das principais cidades da America Latina e até alguns de mais cidades europeias...mas tendo de fazer uma selecçao muito pessoal, estes que aqui deixo foram os que escolhi.

Sem comentários: