Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

domingo, 10 de janeiro de 2010

TOP 5 FRUTAS 2009



Eu como fruta. Adoro comer fruta. Para mim uma salada de frutas serve perfeitamente como jantar. Eu até costumo dizer, "se é fruta, eu como! Sem problema, na boa!". Excepto figos e dióspiros. Essas duas frutas eu nao consigo comer. Metem-me nojo. Mas de resto, como qualquer fruta. Sou um frutti pronto.

E por isso decidi, logicamente, em mais um exercicio de reflexão recordativo (!), fazer o meu TOP 5 FRUTAS 2009! É isso mesmo, vou aqui numerar as frutas que mais impacto tiveram na minha vida no ano passado, 2009. Sem mais demoras e explicações, passemos ao top. O Top Frutas 2009!



5 - BANANA




A banana é aquele fruta essencial e de confiança. Uma banana nunca engana (lol). Esteja onde estiver e com a disposição que estiver, alinho sempre numa boa dose de banana. É só pegar, descascar mantendo a casca suspensa, e ir comendo. No fim nem se sujam as mão.
Uma particularidade minha é que mordo sempre e deito fora a ponta de baixo, aquela com o bico castanho. Nao gosto. Ah, e abro sempre a banana por cima com a mao, e nao com os dentes. E "por cima" entenda-se a ponta que a prende ao resto do cacho de bananas.
A banana entra neste top porque é aquela fruta viciante que nunca enjoa e que queremos sempre mais. A banana é a minha fruta companheira de eleiçao e sempre o foi. E se nao acreditam no poder da banana, vejam este video...


4 - PAPAIA


Ou como alguns gostam de lhe chamar, o Mamão. Eu prefiro papaia, porque efectivamente a papo e nao a mamo.
Em 2009 a papaia passou de uma fruta exotica que eu raramente comia a uma fruta gostosa e saborosa que eu agora como com alguma frequencia e que acho sempre irresistivel. Um sabor requintado, leve e sofisticado. Doce mas que nao enjoa. De textura mole mas que ainda assim nao se desfaz e se deixa trincar  com um prazer inconfundivel. E além disso, quando bem madura (mas nao demasiado), a papaia apresenta uma das cores mais belas que se podem encontrar numa fruta. Adoro!


3 - LICHIAS




A lichia é talvez a minha fruta favorita (a par da manga). Fica em terceiro lugar porque representa aquela fruta estavel que eu adoro, sempre adorei, e provavelmente sempre irei adorar. Nao adoro é esta imagem que aqui pus, mas nao encontrei melhor.



2 - ABACATE


Eu nao como abacates assim sem mais nem menos. Mas como guacamole! Guacamole que como se sabe, é essencialmente abacate desfeito com mais umas cenas (tomate coiso e tal).
Neste ano de 2009 tornei-me num autentico viciado em guacamole!! Desde o verão passado que praticamente nao tem passado uma semana em que eu nao comesse guacamole com o acessorio especial a acompanhar claro (pao especial redondo cujo nome desconheço, ou outras cenas). O abacate foi sem duvida nenhuma o grande outsider de 2009 que invadiu a minha vida, no que a frutas diz respeito. Se ainda nao comeram guacamole, tratem de o fazer! Vao certamente ficar viciados tambem.


1 - ANANÁS




O ananás acompanhou-me durante todo o ano de 2009 de muitas maneiras diferentes e em variadas situações. E é por isso que para mim é A Fruta de 2009!
Passei uma semana de ferias em Fevereiro em Sanya, no sul da China, e enquanto lá estive fartei-me de comer ananás no espeto, tal como podem ver nesta foto (nao tirada por mim). Custavam cerca de 10 centimos e eram uma delicia!! Sumarentas, doces, amarelas e fresquinhas. Muito boas. E eu comi bués! Tipo, BUES mesmo.
Para além disso, 2009 foi o ano em que estabeleci uma nova pizza favorita, a Havaiana. Dantes a minha favorita sempre tinha sido a simples Marguerita ou uma mais composta Quatro Estações. Mas em 2009 tudo mudou e agora a minha pizza favorita é mesmo a Havaiana, que se ainda nao sabem ou nao chegaram a essa conclusão, é a pizza que inclui pedaços de ananás.
Em 2009 tambem foi o ano em que finalmente passei a gostar de sumo de ananás e agora bebo-o sem problemas sempre que posso (e isto nao tem nada a ver com mitos e recomendaçoes das actrizes da industria de cinema "crescido").
E por ultimo, 2009 foi tambem o ano em que descobri o prazer do arroz de caril com peitos de frango e...pedaços de ananás. Uma delicia! Uma...delicia!
De resto, sempre tenho comido ananás normalmente em habituais saladas de fruta ou só o ananas sem mais nada.


Menções honrosas:
Côco: Tambem comi e bebi muito côco no inicio do ano e adoro sumo de côco.
Tangerina: É talvez a fruta que mais como ao longo do ano. Está tão presente que até nos esquecemos.

1 comentário:

Lucífera disse...

Diospiro, a minha fruta preferida, mas ok... não é para qualquer um, eu entendo.
Devias tentar comer abacate simples mais vezes. Tenho comido muito no pão, com queijo. E se estiver bem maduro, dá até para barrar... muito bom!

Onde moras mesmo? Posso-te visitar e pedir que cozinhes para mim? Eu derreto-me por um bom prato =)~~