Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Verão Digital



Este verão, no que toca aos videojogos, tem sido extremamente interessante e unico. Estou a falar da situação dos jogos por download do Live Arcade e da PSN (mas sobretudo do XBLA).
O verão, ao contrario do cinema, é normalmente um periodo em que a industria abranda, e são poucos os grandes blockbusters que se atrevem a sair nestes meses. Embora hajam sempre algumas excepções, como foi o caso de Metal Gear Awesome 4 no ano passado, que foi um grande sucesso comercial.

Este ano não é excepçao, e o verão é o deserto do costume...mas desta vez ha uma nova vaga a preencher a lacuna. Essa lacuna está a ser muito bem preenchida pelos varios excelentes jogos que têm sido postos á disposiçao para download nas redes online da Xbox 360 e PS3 (Wii? Epá...c'mon). Pessoalmente só tenho usufruido das ofertas disponiveis no XBLA (quando sairem os cartoes com pontos prá PSN em Portugal a situaçao irá certamente mudar para mim), por isso estou mais familiar com os titulos disponiveis nessa plataforma - embora tanto o XBLA como a PSN partilhem muitos dos jogos disponiveis. Além disso, é a na plataforma da Microsoft que realmente se está a ver um forte investimento e esforço para promover estes jogos através do Summer of Arcade.

Bem, mas por onde começar? Obviamente nao possuo todos os melhores jogos que têm saido (é chato, porque uma pessoa só os pode ter a troco de dinheiro. Pois.), mas como eles são muito mais baratos que um jogo vendido no retalho, e muitas vezes dão tantas horas e tanta diversão como um jogo "normal", tenho alguns.
O principal é sem duvida Battlefield 1943 (BF '43). Um autentico hino ao vicio que um jogo online se pode tornar. Nao me vou prolongar muito a comentar o jogo, apenas dizendo que desde que comecei a jogar BF '43 deixei de querer jogar Halo 3 e Call of Duty 4 (CoD) online. Sim, it's that good! Curiosamente o meu vicio em BF teve consequencias interessantes na minha capacidade de jogar de Halo e CoD. Por um lado, da ultima vez que joguei CoD fui completamente arrasado, mal conseguindo fazer uma unica kill! Já em Halo foi exactamente o oposto. Joguei há uns dias atrás e fiquei sem grande dificuldade nos lugares cimeiros de cada jogo, muitas vezes até em primeiro lugar.

Outro grande (enorme!) vicio é Trials HD. Bem, este jogo é uma coisinha tão viciante que nem dá pra acreditar! É talvez o unico jogo actualmente que me faz sentir como se tivesse 8 anos e estivesse a jogar um qualquer jogo ultra-viciante da Mega Drive. É daqueles jogos que nos enganam...prega-nos uma armadilha. Começa super divertido, facil e, lá está viciante. Mas quando começamos a progredir no jogo revela-se cada vez mais dificil, técnico, frustrante, mas igualmente viciante e divertido. Este é mesmo um daqueles, muito facil de pegar e jogar, mas que só os mais pacientes poderão dominar. Seja como for é sem duvida uma compra obrigatória para qualquer jogador. Experimentem a demo (provavelmente a demo mais eficaz de sempre! Toda a gente que a experimenta fica viciado!) e depois tentem resistir a adquirir a versão completa. Isto é um desafio.

Splosion Man é tambem uma excelente proposta. So joguei a demo, e só nao adquiri a versão completa porque preferi o Trials HD por agora. Mas a julgar pela demo ja deu pra perceber que este é mais um "pequeno" jogo obrigatorio. Sobretudo para os fãs de Sonic. Splosion Man nao tem nada a ver com Sonic, mas é o mais proximo que irão encontrar de um bom novo Sonic. A fluidez e a velocidade com que se ultrapassam os niveis está muito bem conseguida, e é mais um daqueles casos que vicia logo desde inicio mas que requere alguma paciencia para ser aproveitado ao máximo.

De resto (realmente, so tenho o BF e o Trials lol, tendo experimentado varios demos claro), também ha que destacar a versão de Monkey island que saiu no XBLA, o novo remake das Tartarugas Ninjas TMNT, o classico Marvel vs Capcom 2, e também Shadow Complex que está quase a sair, e a julgar pelas mais recentes analises, parece estar muito bom tambem.
Tambem poderia falar das expansões de Fallout 3, mas isso é outra conversa...

Ou seja, este é um verão muito bom para os jogadores. Isto desde que tenham as consolas ligadas á net e estejam dispostos a pagar por conteudo digital...caso contrario, é uma seca de verão no que toca a este grande hobby.

Sem comentários: