Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Good Morning Vietnam


*é a ultima referencia a filmes de guerra de 87 que volto a fazer...talvez*

Pois então decidi nao fazer um blog separado pra falar das chinas. Pra quê afinal de contas? Tar a criar mais um espaço...pensar em mais um titulo....escolher mais uma interface (sim porque eu nao faço dessas cenas)...etc e tal. A isso se chama clusterfuck, e não me parece valer a pena.

Ok entao sempre que me apetecer referir algo sobre a China, irei faze-lo neste espaço. Tá decidido.

Agora deixa cá contextualizar a coisa...hmm...primeiro, o que estou eu a fazer na China, e mais precisamente em Tianjin? Bem, vou passar os próximos 10 meses por cá (tal como já tinha dito antes) a ver o ambiente e tal. :/ Basicamente.Com "ver o ambiente", e tendo em conta as minhas preferencias e gostos, estou particularmente interessado em explorar ao máximo o ambiente de cá (ok interpretem como quiserem), a nova arquitectura imergente chinesa (read: skyscrapers), a vida nocturna - quanto mais disco gay e kitch for a discoteca, melhor! -, a boa gastronomia e....epá e sei lá, ver o ambiente pronto. Ah, e pelo meio ainda tenho de arranjar forças pra ir a umas aulas todas as manhas da semana, o que por enquanto se tem revelado dificil, mas pronto, não é isso que interessa.


Ok, fun facts about China!!! *Huhuh viva o post todo quadrado e forçado porque nao tou com paciencia nenhuma pra escrever mas nao tenho mesmo mais nada que fazer neste momento*

Aqui quase todos os Macdonalds estão abertos 24 horas por dia! Aliás, ainda estou pra encontrar um que nao funcione com este horário. Ah, e tenho um mesmo á porta de casa. Ya....WIN. E menus a 2 euros....Win x2.
Por outro lado, por estes lados o KFC é quem parece ser rei e senhor, o que me perturba um bocado, já que eu sempre achei suspeito uma cadeia de restaurantes fast-food terem como logo um velhote com uma barbicha republicana e um avental da Adidas que vende imensos derivados de frango. Chamem-me paranoico, mas há ali qualquer coisa que não bate certo, e por alguma razao eu sempre achei o Ronald Macdonald um individuo que transmite maior confiança e conforto, apesar de parecer ser um travesti que fugiu de uma qualquer prisão e pintou o seu uniforme de vermelho e amarelo.

Aqui na China, pelo menos em Tianjin, existe uma estranha moda por parte dos automobilistas em terem simbolos, slogans e adereços referentes aos Transformers nos seus carros. Sounds weird? É ainda mais visto ao vivo. Ao ponto de existirem taxistas que exibem enormes banners no vidro da frente a dizer "TRANSFORMERS ARMADA"! Ya, a sério. Eu se quisesse inventar este tipo de coisas diria logo que aqui o pessoal anda com Deloreans kitados á lá Doc...certamente nunca me lembraria disto dos Tansformers.
WTF?! Pensei eu das primeiras vezes que vi estes ovnis, mas depois, e ao longo do tempo em que fui vendo (e continuo sempre a ver mais) mais cenas do wtf, fui dizendo pra mim próprio, "bah, whtv, são chineses. Bora mas é comer umas espetadas de ovo de coderniz".

Anyway, gostaria de já ter fotos pra comprovar isto, mas ainda nem sequer tenho uma máquina. Em breve irei corrigir a falha, fica prometido.

Hmm....mais? Ah, já passei algum (pouco) tempo a ver tv chinesa, e o que vi nao me surpreendeu muito. Basicamente temos uma enorme panoplia de canais chineses totalmente descaracterizados com uma programaçao ultra foleira e, no meu caso, bastante insultuosa e assustadora de tão explicitamente socialista e quadrada que é. Pra ser mais exacto, temos os noticiários, onde, do pouco que vi (e sublinho que realmente vi pouco e por isso isto não é de maneira nenhuma uma observaçao super exacta e precisa), passam muitas boas noticias, e algumas más. Más essas que servem mais pra dar pena do que propriamente pra alertar pros reais problemas sociais do país (que são imensos. Psst....baixinho pra ninguem ouvir: a revoluçao sanitaria, de saude/higiene/whtv do século 19 ainda não chegou á China, nem parece estar pra breve). Depois temos no CCTV9 - o canal de informação chines falado em ingles, e aquele a que eu estive mais atento - onde existem vários programas super interessantes (acho que um até se chama "Interesting talks" ou algo do género. Ya...eu tambem comecei a ouvir isto na minha cabeça) de economia e tal onde, basicamente, em formato de entrevista e/ou debate, os envolvidos andam á volta de vários tópicos muito semelhantes onde acabam, sempre e quase da mesma maneira, por encontrar uma nova forma de dizer o quão a economia chinesa tem crescido e como poderá o país melhor aproveitar esse crescimento....
Tambem existem os tipicos programas musicais como agora a tantos podemos assistir nas tvs ocidentais, mas com o tipico twist socialista chines. Ou seja, muito drama, muito exagero, muitas cores garridas, muitos sorrisos forçados a um nivel absurdo, e as sempre presentes canções de grupo representando a ideal familia chinesa, com os avós muito tradicionais, os pais muito sofisticados e bonitos, e os jovens filhos, muito irrequietos, sorridentes e com uma excessiva tendencia pra abraçar os avós.
E por fim temos o Canal do Povo, onde assistimos ás mais variadas demonstrações de revolta do povo chines do interior e em particular do Tibetano. LOL just fucking with you!
Hmm...mais factos interessantes acerca da China....epá é tanta coisa, que ao mesmo tempo até me esqueço, pois de tao estranha e por vezes "absurda" que é esta sociedade (de uma perspectiva europeia claro), ao fim ao cabo pouca coisa acaba por realmente surpreender...embora no fundo quase tudo surpreenda de uma forma muito profunda. É confuso, mas pelo menos comigo é assim, e por isso, e por agora, não vou relatar mais "fun facts", porque é chato e nao me consigo de lembrar de muito mais realmente interessante. Quer dizer, lembro-me de imensa coisa (a maioria do papel higiénico nao tem buraco no meio, o que é excelente!), mas nada que me apeteça agora destacar :/ Mais tarde...

Passando agora prá cidade de Tianjin em si, aproveito pra deixar a minha opiniao pessoal tendo em conta as minhas primeiras impressões.

Gosto. Não é nenhuma Shangai, Hong-Kong ou Shenzen, e o boom imobiliário a que essas e muitas outras cidades chinesas assistiram nos anos 90 claramente passou ao lado de Tianjin. Mas Tianjin está rapidamente a apanhar o passo, e, do que tenho visto, bastam apenas mais uns 5 anitos e teremos uma cidade realmente impressionante de um ponto de vista arquitectonico, certamente com um skyline de fazer inveja a grande parte das grandes cidades desse mundo fora. Por agora no entanto, ainda está em transformação e em fase de transição, mas ainda assim já é uma cidade bastante interessante e divertida pra se dar umas voltas (seja a pé, como de bicicleta ou de taxi), com muitos hot-spots pros aficionados dos centros comerciais, da nightlife, dos arranha-ceus (como eu), da boa cozinha, dos parques tradicionais/familiares, da bela arquitectura "colonial" europeia (neste caso é bastante incorrecto usar o termo "colonial"), etc. Ou seja, é uma grande cidade, muito movimentada mas com um igualmente grande dinamismo e que tem no seu potencial por atingir - e que o irá certamente atingir em breve -, a sua maior mais-valia. Nevertheless, e pra que fique claro, Tianjin surpreendeu-me muito pela positiva. Estava á espera de uma cidade bastante mais...err...desinteressante. Até porque, se pesquisarem pelas nets, é bastante complicado arranjar boas fotografias e/ou informações sobre a metropole. E foi por isso que no dia em que aqui cheguei pela primeira vez, á noite, e ao sair da estação de comboios, vendo imediatamente uma meia duzia de arranha-ceus bem iluminados, coloridos e com ecras gigantes e cercarem-me, rasguei logo um enorme sorriso na minha cara (embora provavelmente tenha sido mais um sorriso interior, de tão cansado que estava que nao terei tido forças pra realmente me exprimir fisicamente. Já nao me lembro bem...) e pensei pra mim mesmo, "Epá isto afinal é bem porreiro!".

E no fundo é isso, isto é bem porreiro! A China, Tianjin, o ambiente, o povo e tudo mais, tudo é bem porreiro. Com muitos espigões aqui e ali que ainda me fazem rir imenso e que por vezes me irritam profundamente, mas ainda assim, é tudo muito porreiro. E tenho cá pra mim que daqui por uns tempos já estarei a dizer que isto é tudo excelente! Isso ou estarei encarcerado numa qualquer prisão chinesa tendo o meu plano da democratização chinesa falhado por completo.



BORING!





*foi o primeiro e ultimo*

2 comentários:

Cristina Inácio disse...

Grenuille!Quero feijoada!~~

annabel lee disse...

Bom texto, boas observações. Gostei e sinto grande parte das coisas que escreveste. Com posts destes vale a pena passar cá!