Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Cloverfield...e tal....

Image Hosted by ImageShack.us


Houve tempos, não muito longinquos, em que eu ia ao cinema prái duas ou três vezes por mês. Estava sempre em cima dos melhores filmes que iam saindo. Hoje em dia, muito pelo contrário, se for uma vez durante dois meses, é uma sorte.
Não é que eu me ponha a sacar filmes da net nem nada disso (credo, ainda há pouco acabei de sacar o There Will Be Blood, de 900 e tal megas, e mal vi a horrivel qualidade de video - que muitos considerariam satisfatoria - apaguei de imediato o ficheiro!), puro e simplesmente não vejo tantos filmes como costumava ver.


Ainda assim, e dito isto, há aqueles filmes que me obrigam a ir ao cinema. Por exemplo, vou ter que ir ver o próximo Rambo! Porquê? Porque é Rambo! Hello! É a minha infancia...e estaria a ser extremamente mal agradecido ao senhor Stallone se não fosse ver a sua mais recente obra. Outro que terei de ir ver é o Sweeney Todd. Porquê? Porque apesar de ter ficado extremamente enjoado da personagem de Johnny Depp nos Piratas das Caraibas (não vi o terceiro, nem me interessa), continuo a achar que ele é o melhor actor de sempre! Vivo ou morto!

E outro desses filmes que tinha dir ver ao cinema, e que fui ver, é Cloverfield. Ou como insistia em dizer a rapariga que vendia os bilhetes, "Nome de Código" ("Ora quer um de estudante pró Nome de Código, né?"; "E vai ser só o bilhete pró Nome de Código ou vai querer algo pra comer também?". Nao...eu nunca como no cinema! Não acredito nisso.)

Pois bem, fui ver o Cloverfield então.
Hmm....o que dizer? Atenção que podem se seguir alguns spoilers. You have been warned!!
Bem, eu fui ver este filme com a experiencia já quase toda spoilada: já sabia que era um monstro. Já tinha ouvido mais ou menos qual era o aspecto do monstro. Já sabia que no final não se ficava a saber grande coisa sobre o monstro. E já sabia que havia uma importante historia de amor pelo meio. Tomem lá a merda dos spoilers!!!
Entao o que me restou? Bem, não restou grande coisa. E por isso fui ver o filme sem qualquer tipo de expectativas, nem tão pouco convencido que iria sair de lá desiludido (isso é tão estupido...essa atitude I mean).
O que vi foi um bom filme, que me divertiu bastante e me deixou surpreendentemente contente ao sair da sala. No entanto, também achei que o filme tinha potencial pra ser muito melhor! Muito melhor!
Tendo em conta a sua premissa, e a forma como é filmado (handycam ou watheva), Cloverfield tinha a obrigação de ser muito mais intenso, muito mais cru e "real" e também, já agora, de ter muito mais suspense. O que temos aqui acaba por ser um "simples" (mas bom) filme de acção. Na verdade, Cloverfield é mesmo um blockbuster, um pop-corn movie, disfarçado de filme experimental. E é nisso, muito mais que no desenrolar da acçao do filme propriamente dito, que Cloverfield melhor manipula a audiência, imo.

Mas tal como disse, gostei bastante do filme, e tendo em conta que entrei na sala tão spoilado, só posso imaginar o quanto mais teria gostado se tivesse visto sabendo metade do que sabia. Agora uma coisa é certa, Cloverfield não vai ficar prá história como ficou Blair Witch, ou aquele outro filme do pessoal com os ETs dentro de casa, cujo nome nunca me lembro (isto comparando com outros filmes filmados no mesmo estilo).



Agora, e isto pró pessoal que já viu o filme e acompanha o mundo dos videojogos, digam lá....não vos faz pensar em nada que já tenham visto antes?
Não me parece que seja coincidencia... Insomniac for the credits!!

4 comentários:

Nando disse...

O outro filme é o Signs?

Eu acho que aqueles mini-monstros pareciam bue os antlion do HL2.

Anyway, more like Cloverfail.

Leinad disse...

Nop, não é o Signs. É um outro filme que "ninguem" conhece bue de alternativo e experimental. A visao é toda handycam, mas com uma qualidade de imagem muito pior á do Cloverfield. O filme é sobre uma familia que tao no campo, numa casa, a celebrar algo, e depois aterram uns ETs ao lado da casa e o resto do filme é passado com os ETs a tentarem entrar na casa e o pessoal a borrar-se todo. Dos filmes mais intensos e assustadores que alguma vez me lembro de ter visto!

Btw, moar like Cloverfucked!

Nando disse...

www.youtube.com/profile_videos?user=cutframe

É este filme? The McPhersons Tape? :o

Leinad disse...

Yaya é mesmo isso! Obrigado por encontrares isso. Tenho de sacar a versao completa.