Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

domingo, 10 de fevereiro de 2008

As melhores guerras do cinema

Já que falei no Kubrick num artigo anterior, e como sou um enorme fã de Full Metal Jacket (Nascido para Matar), lembrei-me de fazer um Top 5 dos meus filmes de guerra favoritos!

E porquê fazer um top de filmes de guerra? Bem, nao sou particular apreciador de filmes de guerra, tão simplesmente como não sou apreciador de nenhum género especifico. Gosto de filmes, independentemente da sua temática. O meu unico requisito para gostar deles é que sejam bons.
No entanto, alguns dos meus filmes favoritos são realmente filmes de guerra, por isso achei boa ideia fazer este top.
Só nunca me peçam é que faça um top dos meus filmes favoritos (independentemente de géneros), pois disso sou totalmente incapaz! Já um top especifico como este, é na boa e com prazer....divertimento aliás.

Só pra esclarecer, este é um top de filmes de guerra, mas entenda-se com isso filmes de guerra realistas e "activamente aguerridos". Ou seja, não estou a considerar filmes de guerra de ficção cientifica, tipo Dia da Independencia, nem tão pouco filmes sobre a politica da guerra, como Lord of War e cenas do género.
Enfim, depois de verem o top já perceberão exactamente a que tipo de filmes me estou a referir.

Cá vai entao...em contagem decrescente:



5- Cartas de Iwo Jima


Pessoalmente acho que este filme é um pouco overrated. Acho que é um daqueles filmes em que os criticos - mais desabituados - se apaixonaram mais pelo lado exótico do filme, por este ser todo interpretado em japonês e tal, do que propriamente pela verdadeira qualidade da fita. Acho também que este filme é um claro exemplo de incompetencia menor a nivel de editing (nao quero dizer em portugues pra nao dizer uma asneira qualquer sem querer) onde várias cenas se prolongam em demasia ou, lá está, estao puro e simplesmente mal "editadas" (nao sei mesmo se o termo é equivalente, nao me batam), imo.
Ainda assim, gostei muito das Cartas de Iwo Jima, e por alguma razão o incluo neste meu top. Um óptimo filme de guerra que mostra uma das facetas mais ignoradas da guerra....e que refrescante que isso é!
Mas pessoalmente, até gostei mais do Flags of our fathers...achei-o bastante mais interessante digamos. E só não o incluo neste top no lugar de Iwo Jima porque este ultimo é mais um filme de guerra (nos tais parametros que tentava explicar em cima) do que o Flags.



4- Jarhead


Talvez a escolha menos óbvia deste meu top.
Tenho noção que muita boa gente não gostou muito deste filme....mas eu adorei!
Excelentes interpretações (Jake Gyllenhaal está soberbo!) e uma visão diferente da habitual que encontramos nos outros filmes sobre a Guerra do Golfo, nomeadamente a frustração dos soldados por lutarem contra uma guerra que é na verdade uma anti-guerra onde o climax nunca é atingido por parte da infantaria...tipo :s
Um excelente filme de guerra, mesmo não tendo muitas "cenas de guerra"...mas é aí mesmo que reside o seu maior trunfo.



3- Platoon


Um dos clássicos. Um daqueles filmes que já vi imensas vezes, mais que as que me consigo lembrar. Um dos mais dramáticos filmes alguma vez feito (de guerra ou o que seja) e um excelente retrato da guerra do Vietnam.
Não é preciso dizer muito mais. Já toda a gente conhece e adora este filme!



2- Black Hawk Down


Um daqueles filmes que têm de ser vistos no cinema pra poderem ser plenamente apreciados!!
O filme de guerra mais intenso e com mais adrenalina que já vi! Assim que começa a acção, somos levados numa montanha russa de tiros e explosoes non-stop até ao final do filme.
Se existe um filme de guerra realmente imersivo e que nos coloca bem lá no meio da acção, é este Black Hawk Down. Uma obra quase perfeita e que cumpre plenamente todos os seus objectivos! Um filme verdadeiramente indispensavel!



1- Full Metal Jacket


"Are you quitting on me? Well, are you? Then quit, you slimy fucking walrus-looking piece of shit! Get the fuck off of my obstacle! Get the fuck down off of my obstacle! NOW! MOVE IT! I'm going to rip your balls off, so you cannot contaminate the rest of the world! I will motivate you, Private Pyle, IF IT SHORT-DICKS EVERY CANNIBAL ON THE CONGO!" by Seargeant Hartamn

Hartman é, provavelmente, a minha personagem favorita de sempre num filme! Eu literalmente cresci com os ensinamentos deste homem! Desde que me lembro de existir que me lembro de ver este filme! Já o terei visto, sem qualquer tipo de duvidas, mais de 20 vezes! E ao longo de todo este tempo fui ouvindo, sempre de olhar regalado, as linhas de dialogo desta personagem, até que cheguei ao ponto em que estou hoje, em que vendo este filme, consigo acompanhar de cor quase todas as linhas de Hartman. Sim, todos nós temos aquele filme em que sabemos muitas linhas de cor....o meu, é Full Metal Jacket!
Independentemente de ser um filme de guerra ou não, este é, talvez, o meu filme favorito, e pra mim, provavelmente, o melhor de sempre!!
Muito mais que um retrato da guerra do Vietnam, Full Metal é a absoluta perfeiçao do que é fazer cinema! Brilhantemente escrito, soberbamente interpretado, optimas cenas de acção, magistrosa incorporação da vibrante banda sonora, bem doseados momentos de humor....bref, pra mim este é o exemplo do filme perfeito, do principio até ao genial final! Não lhe consigo apontar uma unica falha que seja e adoro cada frame! E é por isso que o adoro tanto. Ah, e eu nasci no ano em que este filme saiu...só pode ser bom sinal ;)

3 comentários:

Paulo disse...

Boas Escolhas. Sou particular apreciador do género e considero esses cinco, excelentes filmes.Para mim o melhor de guerra é o "The Thin Red line". O filme não é muito consensual mas eu adorei o raio do filme.
Também deve ser mencionado o Apocalypse Now e o Three Kings.

Nando disse...

Yep, The Thin Red Line tem o meu voto também.

Edmundo C. disse...

Kubrick é Kubrick neh cara , para mim um dos melhores , o que gosto dele é que ele retrata mais o lado psicológico da guerra , não a guerra em si , desde o treinamento , a desumanização dos soldados , os transformando em meros macacos preparados a matar , até o campo de batalha .
Aquela cena final , da vietnamita rezando antes do soldado ( me fugiu o nome do rapaz ) a matar , caralho o_O
Ou o suicídio daquele gordinho ;/
Filme fodão !