Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Mass Effect

Image Hosted by ImageShack.us


Finalmente, completei Mass Effect!

Mass Effect, o jogo que tratou de ocupar as minhas (muitas) horas vagas destas férias de Natal/Ano Novo e que promete ocupar ainda muitas mais nos próximos tempos, já que este, é daqueles pra se jogar uma, duas, três ou quatro vezes se for preciso...

Enfim, o que hei-de dizer desta obra, desta obra prima? Relembrar que Mass Effect vem das mãos da Bioware, produtora de tais maravilhas como Baldur's Gate, Neverwinter Nights, Star Wars: Knights of the Old Republic (meu RPG favorito, btw), só pra nomear alguns, já quase que garante qualidade pra este mais recente devaneio inter-galáctico. Mas na verdade, o que acontece é que Mass Effect não só corresponde ás expectativas como, em muitos aspectos, as supera de forma extraordinária! Basta dizer, que na minha opinião (e nunca é demais sublinhar que o que escrevo é sempre, e apenas, a minha opinião) Mass Effect assume-se, sem qualquer tipo de dificuldade, como o melhor RPG, independentedemente da plataforma, desde KOTOR. E inclusivé, como o mais vasto e mais imerssivo jogo criado desde.....epá, talvez seja arriscado dizer isto, mas desde sempre talvez!

Tudo em Mass Effect é excelente ou muito perto disso! E sim, isso inclui o sistema de combate. Sure, não é um Gears of War nem nada que se lhe pareça, mas porra, não é que eu fiquei muito mais viciado nos combates de Mass do que nos de GoW! Vá-se lá conseguir explicar porquê :/
E os gráficos....oh os gráficos....sim, há muitas quedas na framerate, mas que interessa isso quando o jogo tem este aspecto?! Quando as personagens parecem realmente personagens?! Quando os cenários têm este brilho?! Quando as luzes iluminam desta forma?! Fantástico no minimo, e um marco a superar!
Por falar em personagens, os diálogos! Este jogo tem os melhores e mais crediveis dialogos alguma vez vistos num videojogo, tudo isso suportado, em larga escala, pelas animaçoes (faciais sobretudo) das personagens. Embora neste aspecto, apesar de todo o alarido criado, acho que ainda há muito espaço pra evoluir. Sim claro, as expressões faciais são as melhores já vistas num jogo (com o motor de jogo), mas a verdade é que isso não é grande elogio. Apesar de tudo, achei que muitas vezes as expressoes roçavam o estranho ou mesmo robotico....cyborg talvez....lol enfim, parece-me. Mas de qualquer forma está excelente, não hajam duvidas em relação a isso.

E depois é a história. Excelente! Extremamente coerente do principio ao fim, muito interessante, viciante, surpreendente, e muito bem escrita. Aliás, atrevo-me a dizer que está aqui uma das melhores obras de ficção cientifica de...again, de sempre! E a contribuir pra isso está toda a coesão, complexidade e credibilidade do universo de jogo: a forma como todas as raças presentes estão tao bem desenvolvidas e explicadas; o lugar da Humanidade na galáxia; a sua relação com as outras espécies; os varios mundos presentes que podemos explorar; a própria História dentro do jogo, que, de forma soberba, nos contextualiza e nos explica o porquê de "isto" ou "aquilo" ser "assim" ou estar como "está". Brilhante mesmo! Todo um universo exposto, contado de uma forma que nem os melhores filmes do género conseguem. Pessoalmente acho até este Universo de Mass Effect muito mais coerente, complexo, detalhado e interessante do que o de Star Wars, por exemplo (oh noes...herectic!! Get him!).

E finalmente há a música de Mass Effect. Mais uma vez, sublime! Fortemente inspirada em Blade Runner (o que só lhe fica bem), a música do jogo consegue ser bastante subtil, mas estando ainda assim sempre presente, e ajudando a moldar a atmosfera e ambiente de cada cenário, de cada situação. Ah, e particular destaque prá musica dos créditos finais, que encaixa perfeitamente neste jogo, da mesma forma que um preservativo encaixa num pénis (e isto é um excelente elogio, já que, hao-de reparar, um preservativo, encaixa sempre no pénis. Oh boy....)!

Hmm...que mais há a dizer....epá, adorei o jogo, e estou ancioso pela sua continuação (é o primeiro de uma trilogia), e sei que até lá não surgirá nenhum RPG melhor que este! Epá mas é que aposto! E nem me venham cá com FF e nao sei o quê! É que sinceramente, com RPGs deste calibre e com este nivel de inovação, quem é que ainda consegue ter paciencia para os "sempre" iguais JRPGs?!! Como é possivel?!! Não percebo.....mas tambem, verdade seja dita, há muita coisa que não percebo :|

Pronto, já disse tudo o que tinha a dizer, ou pelo menos tudo o que me ocorre. Mas se ainda assim não estão convencidos, fiquem sabendo que Mass Effect tem tudo de bom, incluindo Sexo, Drogas e Rock n'roll, literalmente!

*não apoio, de forma alguma, o consumo de drogas*


TRAILER
"watch video"

1 comentário:

RedNimik disse...

Parece-me brutal!
Se tivesse uma 360 comprava-o, sem dúvida.

Não sabes a inveja que tenho de ti...