Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Full Halo

Só pra tirar esta pedra do sapato, tinha que escrever algo sobre Halo 3, embora já totalmente fora d'horas!

O jogo em si adquiri-o no dia em que saiu em Portugal (25 ou 26 de Setembro...já nem sei), a versão Lendária, tal como já tinha comentado num post anterior.

Enfim, em relação ao jogo então...é Halo 3! Ou seja, é Halo 1 combinado com Halo 2 e com um extra de poder nova geração e voilá...best game ever?! Epá não, claro que não! Mas também não me vou pôr aqui a armar em pseudo a dizer que o jogo é uma desilusão e que não traz nada de novo e que mais nao sei o quê e coiso e tal só pra parecer que não sou uma p*ta levada pelo hype!

Halo 3 é muito bom! Isto é a minha opinião. E aqui estou so a falar do singleplayer, da campanha principal.
É verdade que a acçao poucas vezes me surpreendeu ou se revelou realmente fresca...mas também é verdade que eu acabei o modo principal em três sessões de jogo, divididas por dois dias! Eu parei porque aquilo tem fim, senão eu continuava a jogar!
Halo 3 é uma enorme locomotiva de alta velocidade que leva tudo á frente! E quando finalmente chega á estação final e desliga o motor, tem o pára-brisas completamente tapado com restos de mosquitos extraterrestres!
Isto pra dizer que Halo 3 é um dos jogos com melhor ritmo que eu alguma vez joguei! É acção non-stop do principio ao fim e com muito poucos momentos aborrecidos (Flood >_<) a atrapalhar. Fazendo uma comparação com o cinema, Halo 3 é uma espécie de Speed....on speeds!!

Sim, de facto se formos a ver as coisas como elas são, Halo até é bastante old-school: basicamente é só andar prá frente e matar tudo o que não seja humano (e Elites). É muito simples no fundo. Mas fá-lo tão bem, e é por isso que é tão bom. A forma como a jogabilidade está quase que perfeitamente equilibrada, o ritmo dos confrontos, os meios que nos são dados pra levar ávante cada combate, a IA aliada e inimiga que consegue sempre surpreender...

Mas realmente Halo 3 não se destaca assim tanto dos dois anteriores titulos, o que dá uma certa sensação de desilusão. No entanto, confrontado com essa ideia, eu pergunto-me o seguinte: "Halo 3 é melhor que Halo 2?" Sim! Claramente! "Ok...Halo 3 é melhor que o primeiro Halo?" Hmm...o primeiro é sempre o primeiro...digamos que são igualmente bons mas de fomas diferentes.
Pronto, e depois eu pergunto: "Existe algum FPS (de acção), actualmente no mercado, que tenha uma campanha singleplayer tão boa, tão sólida e viciante como a de este Halo 3?!". Epá eu sinceramente não me lembro de nenhum! E é por isso que Halo 3, apesar de tudo, continua a ser um titulo fantástico.

Ainda assim, prós mais teimosos, pensem assim: "Se Halo 3 não tivesse o nome que tem e fosse um novo titulo independente, que tipo de recepção teria por parte da crítica?". Eu acho que seria no minimo muito boa...
Ao que os mais pseudo criticos responderiam "Ah, coiso, mas Halo 3 não é um titulo isolado! É o ultimo capitulo de um grande franchise, e tem por isso uma enorme responsabilidade e pressão acrescida devido aos seus titulos anteriores!".
Quem é que está a ceder ao hype então...? I arrest my case.

Ainda quanto ao jogo, e ao particular deste ser o ultimo (?!) capitulo da série, devo dizer que fiquei bastante desiludido com a história mas adorei-a ao mesmo tempo! *pseudo-spoiler ahead*
Quanto á história em si (estória pronto...ai querida, tenha calma), e tendo em conta a sua enorme riqueza, complexidade e recursos á sua disposição, estava á espera de algum enorme twist que fosse realmente surpreender e marcar todos os jogadores que seguem atentamente a saga de Master Chief e companhia. Mas tal não aconteceu! Tudo teve um final mais ou menos linear e "seguro", pra grande pena minha.
Apesar disto, fiquei extremamente contente com a forma como o final foi construído de maneira a deixar a sensação de circulo bem fechado (de closure mesmo): acaba tal como começou...

Uma ultima nota em relação á personagem de Master Chief, adorado por uns, odiado (desconhecido?) por muitos.
Para mim Master Chief é, simplesmente, uma das melhores e mais carismáticas personagens alguma vez criadas num videojogo! Isto pode parecer estupido, mas é verdade lol
Sim, o gajo fala pouco e não se sabe muito sobre ele...caramba, o "homem" é um verdadeiro mistério! Mas ainda assim, é incrivel como a Bungie conseguiu criar esta personagem, que apesar de não revelar o seu rosto e de proferir tão poucas palavras, consegue estabelecer uma conecção tão forte com o jogador!
Todos os jogadores que acompanharam, seriamente, a série desde o inicio, conhecem muito bem o Master Chief: ele tem um bom sentido de humor, um óptimo sentido de responsabilidade mas ainda maior sentido de honra e compromisso com aqueles de quem gosta e dependem dele. É modesto, embora tenha noção da sua importancia e do seu papel nesta luta. É um gajo que age e sabe agir! Mas não é o tipico cyborg que obedece cegamente ás ordens...MC é acima de tudo um soldado independente e com mente própria, que toma as suas próprias decisões e não olha a meios prás trazer a bom termo. E além de tudo isto, e tal como uma certa senhora o disse, Master Chief tem muita sorte! E isso ajuda muito.
Enfim lol....o gajo é um fixe, e é por isso que tantos jogadores se identificam (dentro do possivel) com esta personagem.
É muito fácil criar uma personagem super carismática e complexa num RPG quando esta tem milhares de linhas de diálogo pra se "mostrar". O que a Bungie fez com Master Chief, a meu ver, está muito acima disso....


Pronto, e depois há a musica de Halo que é tipo melhor musica de sempre lol. Não a serio, é excelente. Há aquelas cutcenes incriveis e que nos agarram ao ecrã...há...whateva.
E há o Live! Multiplayer e tal...nem preciso de dizer nada em relação a isso.

Halo 3 não é nenhuma revolução como foi o primeiro, nem era suposto ser! É um optimo desfecho pra uma ainda melhor saga que marcará durante muito tempo esta industria.
E mais importante, independentemente das partes, Halo 3, como "pacote" é uma das mais completas e sólidas propostas videojogaveis dos ultimos tempos. Nuff said...

Image Hosted by ImageShack.us



1 comentário:

puppetmaster disse...

Vendes bem o produto sim senhor. Parece que não sou o único a estar farto dos Flood, se bem que eram os bichos mais fáceis de desancar.