Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Battlestar Galactica

Image Hosted by ImageShack.us


Já há uns posts atrás havia prometido falar da série Battlestar Galactica assim que tivesse visto episódios sufecientes pra ter uma opinião formada.

Pois bem, agora que já vi a mini-série inicial (obrigado Naruto), a primeira season e metade da segunda, posso confortavelmente dizer que esta é uma das minhas séries favoritas da actualidade e sem dúvida aquela que me tem deixado mais atento nestes ultimos dois meses.

Tal como muita gente, antes de começar a ver a série, tinha muitas ideias pré-concebidas em relação a ela, e devido ao género da ficção cientifica espacial em que se insere. Na minha cabeça remoavam pensamentos do tipo, "Óh pronto, mais uma série do espaço toda geek com batalhas espaciais e todos aqueles clichés do género"! Oh...como eu estava enganado!
Bastou-me ver a tal mini-série inicial (antes da primeira season) e alguns episodios da primeira season e fiquei completamente rendido ao enredo de Galactica! É uma série fantástica, onde as personagens são realmente protagonistas e sao todas elas bastante complexas e interessantes, com as suas próprias motivações e questões.
Mas é de facto a história que nos prende ao ecrã. Esta está envolta em mistério, intrigas, conflitos, questões religiosas e existênciais, politica e muita, muita tensão! É realmente incrivel como esta série me consegue fazer acelerar o ritmo cardiaco em certos momentos, coisa que muita pouca série (ou filme) se pode gabar de o fazer! Não se pense no entanto que é devido a momentos de terror ou algo do género, não, nada disso. Não querendo me aprofundar muito na história (coisa que odeio fazer), esta tem como pilar central a sobrevivencia da humanidade que está em conflito com os Cylon e viu o seu numero reduzido a apenas algumas dezenas de milhares de pessoas. Para piorar a situação, todos os sobreviventes estão conglomerados numa frota espacial á deriva pelo espaço (não é bem á deriva, mas pronto). Ora é quando os Cylons aparecem para atacar os humanos que os niveis de ansiedade e adrenalina sobem a niveis bastante elevados! Isto porque a série faz questão de nos relembrar o estado de quase extinção da raça humana, e faz questão de nos mostrar as consequencias de cada ataque dos Cylon: cada piloto humano que morre e cada nave destruida são contabilizados, e são uma ferramente a menos na luta pela sobrevivencia. É por ter estes factores sempre bem patentes que a série consegue ter momentos de tão alta tensão!

No entanto isto é só a ponta do iceberg, até porque as batalhas espaciais não são muito frequentes, havendo mesmo vários episódios em que são inexistentes!
O que realmente diferencia e eleva esta série é todo o seu enredo: há imensos mistérios...coisas que pensamos perceber mas que de facto não percebemos de todo...personagens que julgavamos conhecer mas afinal revelam-se ser algo de bem diferente. Todo o trabalho na escrita desta série é de louvar, pois mesmo tendo um argumento tão envolto em mistério e questões metafisicas, consegue manter um carácter extremamente sólido e coerente, e, acima de tudo, não deixa o publico completamente á deriva e frustrado sem qualquer tipo de respostas , como acontece em certas séries (Lost....).

Battlestar Galactica é uma série fantástica, e não posso deixar de lhe dar elogios! Esqueçam todos os preconceitos que têm de space operas e séries do género, pois Galactica consegue, de forma segura e convincente, quebrar todos os clichés associados a este género e assim atrair todo o tipo de publico!
Vejam, é muito bom!!!



Btw, pra quem não sabe, as duas primeiras seasons estão á venda um pouco por todo o lado em DVD, por isso aproveitem...

2 comentários:

Nando disse...

A minha série favorita ;__;

tvfiles disse...

BSG é a melhor série actualmente na TV.
Não é preciso dizer mais nada. ;)