Deixem o vosso e-mail para receber notificações de novos artigos...e ganhar brindes

domingo, 5 de agosto de 2007

The Simpsons Movie


Tipo, a bem ver vendo bem, se calhar até seria mais correcto dizer "Geladaria" e não "Gelataria". Afinal de contas, nós comemos gelados, não gelatos! Isso é lá nas terras dos Pandas (Fiat Panda...era pra nao ter explicado). E é que tipo, nós dizemos "Padaria", e não "Pataria", até porque não vamos comprar patos á padaria, né? Exacto....


Enfim, finalmente fui ver o filme dos Simpsons (VO!)....GTFO!
Desta vez, acreditem, não vou fazer uma critica extensiva.

Eu sou fã dos Simpsons, a sério que sou! Vejo a série, basicamente desde que ela começou, e é algo que, de certa forma, foi acompanhando a minha infancia e o meu crescimento, principalmente nos 90. Dito isto, também não sou um fã ferrenho da série, e sou daquelas pessoas que, assim que Futurama começou a ser transmitida, a declarei logo como minha nova série satirica de animação favorita. E nessa lógica, assim que comecei a ver Family Guy, também não tive problemas nenhuns em saltar mais uma vez o barco e passar a preferir a dita...cuja. No entanto, no meio de tudo isto, fui sempre acompanhando os Simpsons de forma mais ou menos regular.
Tudo isto apenas pra dizer que não faço parte daqueles fãs de Simpsons que engolem e adoram tudo o que esteja relacionado com a série, e foi com esse espirito que fui ver a recente adaptaçao ao grande ecrã da série das pessoas amarelas com quatro dedos.

Fui ver o filme, também sabendo que não deveria esperar nada de realmente revolucionário e inovador em relação áquilo que a série já nos deu ao longo dos anos. No entanto, num aspecto ia com expectativas bastante elevadas: esperava que o filme fosse realmente muito (ou pelo menos bastante) engraçado. Nesse aspecto, o filme desiludiu-me profundamente, e é por isso que, basicamente, não saí da sala de cinema muito contente.

O que vi foi um filme dos Simpsons que mais me pareceu um normal episódio da série, excepto que mais comprido e mais dramático. Pareceu-me um episódio, mas não dos muito bons...aliás, nem sequer dos "assim-assim", pareceu-me antes um daqueles episódios que a gente se esquece passados alguns dias.

De facto achei este filme bastante aborrecido e entediante, e da mesma maneira caracterizo a grande maioria das "piadas" presentes no filme. Quer dizer, eu não detestei completamente o filme. Achei até que tinha algumas cenas genuinamente hilariantes, e realmente eu até me ia rindo bastante ao longo das cenas, mas era um riso muitas vezes forçado, do género "ah ah...giro....ya tipo....na verdade não teve piada nenhuma".
Sim, estão lá muitas piadinhas subtis (e outras nem tanto) à sociedade de hoje em dia(americana em particular), e não faltaram inclusive várias (in)directas à Direcçao Bush....mas tipo, já não estamos todos um bocadinho fartos de ver esses temas criticados um pouco por todo o lado?! Eu pelo menos estou. Originalidade, precisa-se...

No fundo este filme dos Simpsons é um resumo, um retrato, daquilo que são os Simpsons dos ultimos anos: uma série que
entrou num estado de marasmo quase total e de incapacidade profunda pra surpreender qualquer um que a conheça há bastante tempo. E dessa forma, este Simpsons Movie não é mais que uma experiencia aborrecida e previsivel (com "previsivel" não me estou a referir ao argumento), apesar dos seus ocasionais momentos bem conseguidos e de bom e espontaneo humor.

Mas atenção, no fundo não fiquei desiludido com o filme. Antes de o ver já havia lido várias criticas, e quase todas elas, na generalidade, apontavam-no como uma obra, acima de tudo competente e engraçada, sem nunca conseguir ser algo de realmente muito bom. E foi com essas expectativas que o fui ver....o que acontece é que, apesar de achar o filme de facto competente, não o achei lá muito engraçado.

Enfim, podem dizer o que quiserem, que eu é que não sei apreciar os Simpsons ou isto ou aquilo, mas a verdade em relação a este filme não podia ser mais clara: a série está, já há algum tempo a atravessar uma fase de decadencia crescente e de igual desinteresse do publico, geral. E este filme, na minha maneira de ver, não é mais do que uma tentativa (um pouco desesperada e muito fora d'horas) de dar um novo impulso á série televisa e tentar assim que esta volte a cair nas boas graças do...publico em geral. Ou então, este filme também poderá ser interpretado como uma espécie de despedida anunciada da série.....não sei! O que eu sei é que este filme é chato e aborrecido, e por isso, como produto independente que é (como deve ser encarado qualquer filme de cinema aliás), falha redondamente ao tentar ser bom. É a minha opinião.

E não se pense também que nao achei piada ao filme porque sou alguma especie de snob que so gosta de humor inteligente presente em filmes indie polacos, nada disso. Aliás, algumas das cenas a que achei mais piada neste Simpsons incluiam um macaco...e tal como já disse, sou grande fã de Family Guy (que reconheço, tem perdido bastante qualidade ultimamente). Por isso....enfim lol, nem sei porque ainda me estou a justificar e a repetir....achei este filme chato e sem piada, pronto!

Sem comentários: